18 de Junho de 2019

Massa de ar frio derruba as temperaturas no Sul e Sudeste do Brasil com risco de geada

Uma intensa massa de ar frio vai tomar partes das regiões Sul e Sudeste do Brasil nos próximos dias, inclusive com possibilidade de geada em algumas áreas. Com a condição, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de declínio de temperatura a partir desta terça-feira (18).

"A partir desta terça já teremos essa intensa massa de ar frio cruzando os andes e atuando no extremo Oeste do Rio Grande do Sul e na quarta-feira predominando sobre toda a região e queda das máximas e depois mínimas", afirma Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet.

Nesta terça-feira, o Inmet emitiu alerta de declínio acentuado de temperatura com perigo potencial sobre toda a região Sul do Brasil. O alerta vai até o dia 20 de junho, quinta-feira. "Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC", afirma o instituto nacional de meteorologia do Brasil.

Veja o mapa das áreas com alerta de declínio de temperatura nesta 3ª feira:

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

Morgana explica ainda que a queda acentuada de temperatura deve favorecer geadas em áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade do Paraná. Mas o frio também será sentido sobre partes da região Sudeste do Brasil, mas sem chances de geadas nos próximos dias nessas áreas.

"A previsão para o dia 20 aponta que para áreas mais altas há possibilidade de geadas fortes e na medida que os dias avançam a condição segue, mas ela fica mais concentrada no Sul. O pessoal do café e da cana está em uma condição menos propícia de geada", explica a meteoroologista do Inmet.

fonte: Noticias Agricolas