25 de Junho de 2019

Chuva com ventania e queda de granizo está a caminho do Sul

As precipitações, de até 50 milímetros, devem atrapalhar o avanço da colheita do milho e do plantio de trigo

Duas frentes frias avançam pelo Brasil nesta semana levando chuvas ao Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e oeste do Paraná. As precipitações, que vão de 30 a 50 milímetros, devem retardar o avanço da colheita do milho e do plantio de trigo. A chuva vem acompanhada de fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo nos três estados.

A precipitação também alcança oeste e sul de São Paulo e centro e sul de Mato Grosso do Sul, mas com acumulados bem mais modestos e pouco efeito sobre o ritmo de colheita da cana-de-açúcar.

Mais ao norte, a precipitação prossegue sobre o norte do Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais, leste e norte do Nordeste e boa parte da região Norte.

Na primeira semana de julho, a chuva espalhará mais pelo centro e sul do Brasil alcançando boa parte de São Paulo, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O acumulado passa dos 70 milímetros do sudoeste paranaense ao norte gaúcho. A temperatura despenca com mínima variando entre 0°C e 3°C no centro, oeste e sul do estado.

De uma forma geral, o Rio Grande do Sul enfrentará um longo período de temperaturas mais baixas, mas não há previsão de geadas em áreas de commodities, característica típica de inverno de El Niño.