08 de Junho de 2012

Previsão de geada deixa agricultores do Paraná em alerta

Brasília – O Instituto Agronômico do Paraná emitiu alerta aos agricultores devido à previsão de geada ontem (7) e hoje (8) em parte das regiões cafeeiras do noroeste e oeste do estado.
De acordo com o instituto, nos municípios de São Jorge do Patrocínio, Xambrê, Umuarama, Altônia, Iporã, Mariluz, Alto Piquiri, Jesuítas, a geada poderá causar danos às lavouras.
A recomendação é que os agricultores da região façam o enterramento de cafeeiros com até seis meses; que aproximem a terra dos troncos dos cafeeiros com idade entre 6 meses a 2 anos; e que cubram com sombrite (tipo de tela) os viveiros de mudas.
O serviço de meteorologia do Paraná (Simepar) informou que uma massa de ar frio no estado provoca forte queda nas temperaturas, aumentando o risco de geadas em áreas do oeste, sudoeste e sul. Já em uma faixa mais estreita na divisa com São Paulo, a nebulosidade deve variar, possibilitando chuvas leves e chuviscos ocasionais.
Edição: Juliana Andrade

Agência Brasil