Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

15 de Março de 2021

Brasil descobre nova espécie de peixe

Uma nova espécie de peixe foi identificada no Brasil. Ele foi encontrado no Distrito Federal, em área protegida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Lago Sul de Brasília. 

A espécie é descrita pelo biólogo e servidor do IBGE, Mauro Lambert Ribeiro e pelos pesquisadores Marcelo Melo (USP) e Flávio Lima (Unicamp), e ganhou o nome de Characidium onca, graças à coloração diferenciada das escamas, com pintas pretas sobre fundo amarelo-dourado, que lembra a pelagem das onças-pintadas.

É pequeno, medindo cerca de 5cm e costuma ficar no fundo dos córregos. Ele foi coletado pela primeira vez em 1984, quando passou a ser monitorado. A descrição científica, que confirmou se tratar de uma nova espécie, ocorreu em janeiro deste ano e contou com a ajuda de especialistas que estudam o grupo ao qual pertence o animal. Por ocorrer somente neste local ele é considerado criticamente ameaçado.

No começo do ano uma nova espécie de abelha também foi encontrada no Distrito Federal. O inseto foi batizado como Ceratina (Ceratinula) fioreseana e foi identificada em uma fazenda em Água Fria de Goiás, no Entorno. A nova espécie é classificada como solitária, caracterizada por não viver em colônias e atuar como polinizadora-chave em ecossistemas naturais e agrícolas.


Fonte: Portal do Agronegócio

Imagem: Portal do Agronegócio 



Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site