04 de Maio de 2021

Leite: Preço pago ao produtor rural subiu em abril/21

Depois de três meses de queda, o preço do leite pago ao produtor subiu no pagamento realizado em abril, referente ao leite entregue em março deste ano.

Considerando a média ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, houve alta de 1,4% frente ao pagamento anterior.

Na comparação anual, o produtor está recebendo 37,6% a mais esse ano.

Com a produção de leite em queda no Brasil Central e Centro Sul do país, aumentou a concorrência entre os laticínios pela matéria-prima (leite cru).

Segundo o Índice Scot Consultoria de Captação de Leite, o volume captado caiu 1,4% em março e os dados parciais de abril apontam para recuo de 2,3%, considerando a média nacional.

Para o pagamento a ser realizado em maio/21 (produção entregue em abril/21), a expectativa é estabilidade a alta nos preços do leite pago ao produtor, com 58,0% dos laticínios pesquisados acreditando em estabilidade, 22% falando em alta e 19% estimando queda (laticínios no Nordeste). Vai depender da evolução da demanda.

Fonte: Scot Consultoria