24 de Julho de 2013

Frio ficará mais intenso e Paraná terá -5 graus nesta quarta-feira

O frio vai ficar mais intenso nesta quarta-feira (24). A previsão é de geada nesta madrugada para todas as regiões do Paraná, menos o Litoral. As informações são do Instituto Tecnológico Simepar (www.simepar.br), órgão do Governo do Estado. Nesta terça-feira, Curitiba e várias outras cidades paranaenses registraram neve e chuva congelada.

Maringá registra menor mínima em julho desde 2001

Entre as principais cidades do Estado, a menor temperatura deverá ser registrada em Palmas, com mínima de 5º negativos e máxima de 10º. Em Ponta Grossa, a mínima será de 3º negativos e máxima de 12º.

Em Curitiba, a previsão para esta quarta-feira é de mínima de 2º negativos, chegando a 11º no decorrer do dia. Em Cascavel, a mínima será de 1º negativo e a máxima de 13º. Foz do Iguaçu terá mínima de 0º e máxima de 15º. Em Londrina e Maringá, a previsão é que a temperatura varie de 1º a 15º.

Alerta Geada

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Simepar informam há previsão de geada, na madrugada desta quarta-feira (24), em toda a zona cafeeira do Estado.

A recomendação aos produtores é fazer imediatamente o "chegamento" de terra no tronco dos cafeeiros com idade entre seis e 24 meses. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro e, depois, retirada com as mãos.

Em lavouras recém-implantadas ¿ até seis meses de campo ¿, deve-se enterrar as mudas com uma camada de terra e mantê-las assim até cessar o risco de geada.

Viveiros devem ser protegidos com cobertura (vegetal ou plástico) ou com uso de aquecimento. Mais informações sobre o "Alerta Geada" e técnicas de proteção de cafeeiros podem ser obtidas em www.iapar.br ou pelo telefone (43) 3391-4500.

O Diário/ Simepar