24 de Julho de 2013

Com -0,5ºC, temperatura é a menor em Maringá desde 1997

O -0,5ºC registrado em Maringá entre 7h e 8h desta quarta-feira (24) é a menor temperatura registrada pelo Instituto Tecnológico Simepar na Cidade Canção desde o início da estação meteorológica em 1997. O recorde anterior era de 0,2ºC, no ano 2000. Por volta das 7h, o Simepar já registrava a menor temperatura em Maringá em 16 anos, com -0,4ºC.

A sensação térmica no início da manhã era de -4,7ºC. O cálculo, de acordo com o Simepar, é feito por meio de uma fórmula que leva em consideração a temperatura (que deve estar abaixo de 20ºC) e a velocidade do vento (acima de 3km/h).

A previsão para hoje é de geada ao amanhecer, com céu claro à tarde e à noite. A máxima não deve passar de 15ºC.

Houve formação de geada em várias partes de Maringá

Vários municípios da região também registraram muito frio, conforme o Simepar. Às 7h, Apucarana (a 62 km de Maringá) tinha -0,3ºC, enquanto Campo Mourão (a 90 km de Maringá) registrava -0,7ºC, e Londrina (a 98 km de Maringá), 1,1ºC. Paranavaí (a 73 km de Maringá) tinha 1,2ºC, assim como Umuarama (a 162 km de Maringá).

Simepar

Geada deve ocorrer em todo o Paraná nesta manhã de frio recorde

Paraná

Por volta das 5h, o Simepar informou que Inácio Martins (a 344 km de Maringá) registrou -4º C - a menor temperatura desta madrugada no Paraná. Na sequência Guarapuava (a 289 km de Maringá) com -3,5º C.

Segundo a meteorologista Sheila Radmann da Paz Rivas, desde o fim da noite de terça-feira (23), um acúmulo de gelo já era percebido sobre superfícies na região de Curitiba. Por volta das 4h, com a intensificação do frio, a geada foi ganhando força em todas as regiões do Estado. Este amanhecer, o mais frio deste ano e possivelmente também de anos anteriores em algumas regiões, será marcado por geadas abrangentes e intensas no Paraná.

A massa de ar polar segue presente no Paraná nesta quarta-feira, quando deveremos observar frio intenso em todas regiões do Estado. Deve gear em praticamente todas regiões paranaenses. Mesmo no norte e no noroeste os indicativos são de geadas fortes, com mínimas previstas próximas a 0°C. O sol predomina durante o dia, mas mesmo assim não chega a aquecer muito.

O Diário