21 de Setembro de 2021

Preço pago ao produtor de leite registra alta de 5% no acumulado do ano

Pesquisas do Cepea mostram que o preço do leite captado em julho e pago aos produtores em agosto subiu 1,23% na “Média Brasil” líquida, chegando a R$ 2,3595/litro. Com isso, as cotações no campo acumulam aumento de 5% desde janeiro, apresentando média de R$ 2,1618/litro na parcial deste ano – valor 28% acima da média de janeiro a agosto de 2020, em termos reais (dados deflacionados pelo IPCA de agosto/21).

Agentes consultados pelo Cepea têm expectativa de que o movimento de valorização siga firme em setembro, fundamentados na menor qualidade das pastagens e, especialmente, nos elevados custos de produção, os quais têm limitado a oferta.

Apesar do preço do leite no campo seguir firme em agosto, laticínios relataram dificuldades em fazer o repasse da valorização da matéria-prima aos canais de distribuição, que intensificaram a pressão por valores mais acessíveis diante do baixo consumo na ponta final da cadeia.

A oferta limitada de leite no campo elevou as importações de lácteos em agosto pelo quarto mês consecutivo. Foram adquiridas externamente 10,1 mil toneladas, avanço de 4,7% sobre o volume de julho, mas 44% abaixo das importações de agosto de 2020, o que, por sua vez, se deve ao alto patamar do dólar.

O COE (Custo Operacional Efetivo) da pecuária leiteira subiu 1,02% de julho para agosto na “Média Brasil” (BA, GO, MG, PR, RS, S C e SP). De janeiro a agosto deste ano, o COE acumula alta de 14,05% - no mesmo período do ano passado, a elevação era de 7,57%. Em agosto, o aumento no custo de produção seguiu influenciado principalmente pela valorização dos suplementos minerais, dos adubos e das rações concentradas.

Fonte: Universo Agro