24 de Maio de 2022

IDR-Paraná reúne pesquisas sobre produção orgânica de alimentos em um único projeto para incentivar agricultores do ramo

A agricultura orgânica é um exemplo da sustentabilidade na produção agrícola. Procurando estimular esse meio do agronegócio, pesquisas do IDR-Paraná buscam tecnologias que inovem a prática e gerem incentivo a esse tipo de produção. O Instituto pretende reunir diversos projetos relacionados ao assunto em um único programa, abordando as mais diferentes temáticas em torno dos produtos orgânicos. Segundo a engenheira agrônoma e diretora de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná, Vania Moda Cirino, "O objetivo é desenvolver tecnologias para o sistema orgânico na agropecuária, que permitam a produção sustentável de alimentos com qualidade e proporcionem rentabilidade ao produtor”.

O programa discute abordagens que pretendem solucionar problemas como pragas, doenças e plantas invasoras antes mesmo destas se apresentarem na lavoura. Outro assunto abordado por pesquisas organizadas no programa refere-se a comercialização desses produtos, que muitas vezes devem obedecer legislações rigorosas, levando à queda do lucro sobre a produção. As pesquisas envolvidas referem-se aos diversos ramos do agronegócio, desde as culturas de grãos, fruticultura, horticultura até a produção de leite e de proteína animal, entre outros, e os cuidados necessários para manter a qualidade orgânica dos alimentos e ainda ser viável ao produtor.

Os pesquisadores envolvidos no programa procuram enfatizar a importância de uma alimentação saudável por meio dos orgânicos e necessidade da criação de vínculos entre o agricultor, o consumir e as entidades que atuam no ramo para que o público entenda as complexidade da produção orgânica e se interesse por cada vez consumir mais produtos desse segmento, causando um escoamento da produção e um incentivo cíclico, onde a produção inventive o consumo e vice-versa.

Fonte: AEN-PR

Redação: Nicole de Alencar Broetto