Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

24 de Maio de 2022

Período da quaresma eleva preço e demanda por tilápia


Nesta época do ano, já se começa a perceber nos stands dos mercados a divulgação para a venda de peixes, motivada pela Semana Santa. Este é um período de devoção da tradição católica ligado ao jejum e abstinência durante os dias que antecedem a Páscoa, em que se celebra a ressurreição de Jesus. Nesta época, classificada como Quaresma, os religiosos se abstém do consumo de carne vermelha, trocando-a pelo peixe. Isso resulta no perceptivo aumento da venda para o setor da piscicultura.

 

A ampliação da procura de pescado representa uma oportunidade de crescimento aos psicultores, que não só passam a ter mais demanda de seu produto, como também podem elevar o preço de sua mercadoria nessa época, de forma que março e abril são considerados uns dos melhores meses do ano na melhora da demanda interna por peixe. Existe a necessidade da indústria já se prepara para a data especial e antecipa a compra em março, e tem também a compra feita diretamente pelos consumidores finais que geralmente é realizada em cima do prazo do feriado de Páscoa.

 

Um carro-chefe dos pescados vendidos é a tilápia, que tem ampla procura pelos consumidores e restaurantes devido à sua versatilidade e preço acessível.  Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP, no Oeste do Paraná a alta do preço médio da tilápia in natura foi de 1,79%, sendo o peixe negociado em média a R$6,84 o quilo entre os meses de fevereiro para março, enquanto que no Norte do Paraná, os preços subiram 2,12% em relação ao mês anterior, sendo vendido por R$7,70 o quilo em média na região.

 

Fonte: Canal Rural

Redação: Nicole de Alencar Broetto



Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site