24 de Maio de 2022

Abril apresenta condições climáticas favoráveis para a lavoura de milho, soja e feijão no Paraná, diferente de outros estados brasileiros

A estiagem tem causado dor de cabeça para os agricultores desde o final de 2021, porém a situação para este mês parece ter trazido um alívio nas condições climáticas para o estado do Paraná. Enquanto que na região central do Brasil estima-se prejuízo pela extensão do período de seca e no Norte há previsão de chuvas em excesso, a região Sul se destaca pelo equilíbrio do clima, que parece seguir balanceado.

Tem-se percebido um padrão de chuvas nas últimas semanas que indica comportamento característico de abril. O avanço de frentes frias deixa o solo promissor para o desenvolvimento das safras que ainda serão colhidas, deixando a maior parte do estado com condições hídricas favoráveis principalmente para a produção de soja e milho 2ª safra.

Com as culturas em condição de prosperar e as chuvas caindo de modo equilibrado, há o favorecimento também da colheita. Portanto, segundo a Conab, 88% das áreas paranaenses já foram colhidas. Além da soja, são perceptíveis também as boas condições para as lavouras de milho e feijão, tendo a semeadura do milho 2ª safra já alcançando 99% da área prevista. Apesar disso, alguns produtores temem que a chuva em excesso atrapalhe a colheita, porém esse não parece ser o caso já que as frentes frias têm sido amenas e as chuvas bem distribuídas, não acarretando no atraso do calendário agrícola.

Fonte: Agrolink

Redação: Nicole de Alencar Broetto