21 de Agosto de 2013

Duas novas ondas de frio são previstas para as próximas semanas no Centro e no Sul do Brasil

Após alguns dias de calor no Sul, uma nova onda de frio avança até o final da semana. Para a tarde de sábado, dia 24, a previsão indica máxima de apenas 9°C no oeste gaúcho. Na segunda, dia 26, a mínima oscila entre 0°C e 3°C no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul e entre 3°C e 6°C no sul de Santa Catarina. De acordo com os meteorologistas da Somar, uma outra onda de frio é esperada para a virada do mês na região Sul.

No Sudeste, a partir de segunda, uma nova frente fria avança pela região e as temperaturas voltam a cair entre os dias 26 e 28 de agosto no sul e leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Depois disso, espera-se outro declínio da temperatura máxima ao longo da costa do Sudeste no dia 2 de setembro.

No Centro-Oeste, no fim de semana, uma massa de ar polar derruba a temperatura no sudoeste de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e a máxima não passa dos 12°C em parte de Mato Grosso do Sul e dos 21°C em Mato Grosso. A partir de 28 de agosto, o calor retorna para toda a região.

No Nordeste, a partir de 25 de agosto, uma nova frente fria causa declínio da temperatura no sul baiano. Nos demais Estados nordestinos as temperaturas seguem sem grande variação, com calor durante a tarde.

As temperaturas seguem altas também na região Norte, e os termômetros passam dos 36°C em várias localidades. De acordo com meteorologistas da Somar, somente no fim de semana uma frente fria diminui o calor no Acre e em Rondônia. Na próxima semana, o calor retorna a todos os Estados e prossegue até pelo menos 2 de setembro.

Fonte: IEPEC