23 de Agosto de 2013

Nova frente fria traz chuva para o PR no fim de semana

Uma frente fria que atua nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina chega ao Paraná nesta sexta-feira (23) e deixa o tempo instável em todo o estado no fim de semana. As regiões Sudoeste e Oeste do Paraná já registram chuvas e trovoadas nesta manhã. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, à tarde, a chuva deve chegar também ao Sul e ao Leste.

Apesar da instabilidade, não deve haver queda brusca nas temperaturas até, pelo menos, sábado (25). No fim de semana, as máximas devem ficar entre 21°C e 24°C em Curitiba, onde a mínima registrada ficará em torno dos 12°C. Em Londrina, no Norte do estado, o pico de temperatura passa 29°C no sábado para 24°C no domingo. Em Cascavel, no Oeste, as temperaturas devem variar entre 15°C e 21°C no domingo, diferente ao dia anterior, quando a máxima ficará na casa dos 27°C.

“A frente fria mesmo deve passar no sábado para domingo aqui no Paraná, por isso, amanhã ainda fica com temperaturas agradáveis, com chuvas principalmente durante a tarde e noite”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib.

Próxima semana tem previsão de geada

No primeiro dia da semana, a atuação do vento sul contribui para deixar as temperaturas mais amenas. A partir de segunda-feira, a chuva se afasta do estado, mas a intensidade do frio aumenta principalmente na metade sul do Paraná. A previsão é de que a queda nos termômetros e o tempo seco contribuam, inclusive, para a formação de geada em algumas partes do estado, inclusive na região de Curitiba.

Na terça-feira, quando a previsão é de céu claro e sem nuvens, Palmas, na região Sul, deve registrar temperatura mínima de 3°C. Guarapuva, no centro-sul, os termômetros devem ficar entre 4°C e 14°C. No Noroeste e Norte, o frio não será tão intenso. Em Umuarama, por exemplo, os termômetros devem oscilar entre 8°C e 18°C, assim como em Maringá.

Fonte: Gazeta do Povo