30 de Agosto de 2013

Geada é registrada na região de Ijuí (RS) e poderá ter reflexos no trigo

A geada registrada nesta quarta-feira, 28, na região de Ijuí poderá trazer alguns prejuízos especialmente para o trigo, mas também ao milho recém plantado. O responsável pelo escritório municipal da Emater em Ijuí, Edewin Bernich, explica que é preciso aguardar alguns dias para perceber os impactos da geada, principalmente após a próxima chuva. No entanto, ele antecipa que toda geada causa algum tipo de estrago.

No trigo o problema é com a planta que está em estágio mais adiantado, ou seja, já com cachos para serem emitidos. Nesse sentido, em razão da água que ficou na planta das últimas chuvas, a geada congela e causa prejuízos no grão.

O milho já plantado e que está em início de desenvolvimento também sofre as conseqüências. Registros de ouvintes da RPI indicaram que nesta quinta-feira houve formação de geada em vários pontos de Ijuí e região, de forma isolada, mesmo sem ser uma geada muito forte.

Fonte: Agro Link