Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

09 de Setembro de 2013

Semana começa com temperaturas elevadas em todas as regiões do Brasil

SUDESTE

A semana começa sem grandes mudanças nas condições do tempo sobre o Sudeste. No Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais e no litoral norte do Rio de Janeiro, os ventos úmidos que sopram do mar geram nebulosidade e, por consequência, geram condição para garoas fracas. No restante da região, o ar seco segue predominando, deixando o tempo firme e com sol entre nuvens. A meteorologia alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar, que podem ficar abaixo dos 30% em algumas cidades do centro, oeste e norte paulista e do oeste mineiro.

O ar seco ainda persiste em grande parte do Sudeste na terça, e impede a formação de nuvens de chuva. Áreas de instabilidade que atuam no litoral baiano, associadas à umidade vinda do oceano, ainda mantêm condições para pancadas de chuva no Espírito Santo, extremo norte do Rio de Janeiro e na divisa com Minas Gerais. No restante da região, o tempo seco favorece a umidade relativa do ar mais baixa, em torno dos 30% no norte e oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro. As temperaturas voltam a se elevar em grande parte da região, principalmente à tarde. Na quarta, o tempo segue estável e sem previsão de chuva, à exceção do norte do Espírito Santo e divisa com Minas Gerais.

SUL

Na maior parte da região Sul, a semana começa com o afastamento da frente fria e o retorno do tempo seco. Algumas chuvas isoladas e de baixo acumulado ainda são previstas apenas para o litoral e leste do Paraná e de Santa Catarina. No interior destes dois Estados e no Rio Grande do Sul, o tempo fica firme ao longo da segunda-feira. O sol predomina durante boa parte do dia e os ventos de quadrante norte seguem favorecendo a elevação das temperaturas, com sensação de calor à tarde.

Na terça, o ar seco predomina e impede a formação de nuvens de chuva nos três Estados. Os ventos que ainda sopram de quadrante norte elevam as temperaturas desde o início do dia. Durante a tarde, os termômetros podem passar dos 30°C no centro sul do Rio Grande do Sul e norte do Paraná. Na quarta-feira, o tempo seco persiste, ocorrendo apenas uma variação de nebulosidade. A umidade relativa do ar deve permanecer mais baixa durante a tarde.

CENTRO-OESTE

A combinação entre calor e níveis elevados de umidade do ar contribui para a formação de nuvens carregadas que devem causar pancadas de chuvas e algumas trovoadas no noroeste de Mato Grosso nesta segunda. No restante do Centro-Oeste, a semana começa com tempo seco e predomínio de sol entre nuvens. O tempo aberto e os ventos quentes soprando de quadrante norte favorecem a elevação das temperaturas, deixando a tarde abafada. No sul de Mato Grosso e em Goiás, muitos municípios podem entrar em estado de atenção durante a tarde, por conta dos baixos índices de umidade do ar.

O tempo seco retorna ao Centro-Oeste na terça em Mato Grosso do Sul e em Goiás. Já em Mato Grosso ainda são esperadas pancadas de chuva de forma mais isolada no noroeste do Estado. No decorrer da tarde, porém, estas áreas de instabilidade perdem força e o sol volta a aparecer. As temperaturas já se encontram mais elevadas desde o período da manhã em toda a região e, durante a tarde, o calor ganha força. Na quarta, o ar seco ganha ainda mais força na região e já não há mais previsão de chuva. A umidade relativa do ar permanece mais baixa nos três Estados.

NORDESTE

A faixa leste do Nordeste segue com tempo bastante instável nesta segunda. Entre o Rio Grande do Norte e o leste da Bahia, o dia fica com tempo nublado e condição para pancadas de chuva a qualquer momento. Estão previstas também pancadas de chuvas isoladas e de baixo acumulado para o norte do Maranhão, Piauí e no Ceará. No interior do Nordeste o tempo segue seco e quente. No Sertão, o alerta é para os baixos índices de umidade do ar, que chegam a ficar abaixo dos 30% em alguns municípios.

Na terça, os ventos úmidos que sopram do oceano, associados às temperaturas mais elevadas do litoral nordestino, ainda mantêm as instabilidades ativas principalmente no litoral leste da região, onde ainda é possível esperar temporais, principalmente no litoral da Bahia. A instabilidade tropical também mantém condições para pancadas de chuva ao norte do Maranhão. As temperaturas permanecem mais elevadas principalmente no oeste da região, por conta da menor cobertura de nuvens. Na quarta, a instabilidade ainda atua, mantendo a previsão de chuva, mas de forma menos intensa, no litoral leste.

NORTE

O calor e a umidade da Amazônia ainda favorecem a formação de nuvens carregadas sobre a região Norte na segunda-feira. Por isso, devem ocorrer pancadas de chuva isoladas alternadas com períodos de abertura de sol em todos os Estados da região. Os períodos de sol favorecem a elevação da temperatura, garantindo mais um dia abafado na maioria dos municípios. Somente em Tocantins a segunda-feira segue com tempo seco e variação de nebulosidade.

Na terça-feira, o calor associado à umidade vinda da Amazônia ainda mantém condições necessárias para a formação de nuvens carregadas sobre o Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. No restante da região, até ocorre algum aumento de nebulosidade, e em Tocantins a umidade relativa dor ar permanece mais baixa, principalmente durante a tarde. As temperaturas permanecem elevadas, o que favorece a intensa sensação de calor. Na quarta-feira, a instabilidade persiste sobre o norte da região e, ao sul, o tempo seco predomina. O calor ainda persiste mais elevado.

Fonte: Rural Br


Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site