10 de Setembro de 2013

Calor predomina na maioria das regiões nos próximos dias

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

O ar seco ainda persiste em grande parte da região Sudeste, e impede a formação de nuvens de chuva nesta terça, dia 10. Porém as instabilidades que atuam no litoral baiano, associada a umidade vinda do oceano, ainda mantém condições para pancadas de chuva no ES e no leste e nordeste de MG.

Na quarta o tempo não muda. Entre o Espírito Santo e o leste e nordeste de Minas Gerais, instabilidades ainda causam pancadas de chuvas mal distribuídas e com fraca intensidade. Já no restante do Sudeste o tempo se mantém firme e com sol entre poucas nuvens. A pouca nebulosidade segue favorecendo a queda das temperaturas durante a madrugada e, especialmente no leste do Sudeste, ainda faz frio pela manhã. Pelo menos até o próximo fim de semana, não há previsão de mudança do tempo, ou seja, os próximos dias serão de sol e calor em grande parte do Sudeste.

SUL

O ar seco passa a dominar toda a região Sul e impede a formação de nuvens de chuva em boa parte dos três Estados. Durante a tarde os termômetros podem passar dos 30 graus no centro sul do RS e norte do PR. Entre a tarde e a noite da terça, a umidade vinda do oceano gera nebulosidade e, por consequencia, garoas isoladas no litoral do Paraná e norte catarinense.

Entre o litoral Paranaense e o norte de Santa Catarina, a quarta amanhece com tempo nublado e algumas garoas isoladas devido a umidade vinda do oceano. Já no restante da Região Sul, ou seja, grande parte dos municípios, o dia segue com tempo firme e predomínio de sol entre poucas nuvens. Os ventos quentes que sopram de quadrante norte mantém as temperaturas elevadas e à tarde permanece fazendo calor na região. A chuva retorna a Região Sul entre a sexta-feira e o fim de semana devido a chegada de uma nova frente fria, que traz inclusive risco para novos temporais e vendavais.

CENTRO-OESTE

O tempo seco segue predominando entre Goiás, Distrito Federal e o Mato Grosso do Sul na terça-feira, garantindo sol e pouca nebulosidade ao longo da terça. As temperaturas devem ficar mais elevadas desde o período da manhã em toda a região e durante a tarde o calor aumenta.

Na quarta o calor segue contribuindo para a formação de nuvens carregadas e, por isso, ainda há condição para chuvas isoladas e de baixo acumulado no noroeste do Mato Grosso. Já entre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, o tempo segue seco, com sol e pouca nebulosidade. Nos próximos dias o tempo se mantém seco sobre grande parte do Centro-Oeste, com chuvas voltando a ganhar intensidade somente no inicio da próxima semana.

NORDESTE

Nesta terça, os ventos úmidos que sopram do oceano, associados às temperaturas mais elevadas do litoral nordestino ainda mantém as instabilidades ativas principalmente no litoral leste da região, onde ainda é possível esperar temporais. As instabilidades tropicais também mantêm condições para pancadas de chuva ao norte do Maranhão.

As instabilidades seguem deixando o tempo nublado e causando chuvas frequentes no leste do Nordeste na quarta. Na faixa norte da região, as pancadas de chuva ocorrem de forma mal distribuída e com baixos acumulados. O calor continua intenso na maioria das cidades nordestinas, sendo que somente os municípios da costa leste registram um pequeno declínio da temperatura máxima causado pela maior quantidade de nuvens. Nos próximos dias as chuvas prosseguem frequentes no leste do Nordeste, já no interior quem predomina é o tempo seco.

NORTE

Nesta terça, pouca coisa muda em relação ao dia anterior na região Norte. O calor associado à umidade vinda da Amazônia, ainda mantém condições necessárias para a formação de nuvens carregadas sobre o AM, RR, norte do PA e AP. As temperaturas permanecem elevadas o que favorece a intensa sensação de calor.

As instabilidades tropicais, formadas pelo forte calor e elevadas índices de umidade do ar, seguem causando pancadas de chuva em boa aparte da região Norte na quarta. Somente para o Tocantins a previsão é de tempo seco e variação de nebulosidade ao longo da quarta-feira. Em toda a região, o calor continua.

SOMAR METEREOLOGIA