Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

12 de Setembro de 2013

Calor continua intenso na maior parte do país até o fim da semana

SUDESTE

A massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva sobre grande parte do Sudeste na quinta, dia 12. A exceção ocorre sobre o Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais, onde áreas de instabilidade provocam precipitações isoladas e de baixo acumulado à tarde. No restante da região, a previsão é de mais um dia com tempo firme, predomínio de sol entre poucas nuvens, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar.

Na sexta, dia 13, áreas de instabilidade seguem causando pancadas de chuva de baixo acumulado entre o Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais. No resto do Sudeste, a massa de ar seco e quente mantém uma condição de tempo seco. Entre o oeste de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e o oeste e norte de São Paulo, o índice de umidade do ar permanece abaixo de 30% e muitos municípios devem entrar em estado de atenção.

Até o início da semana que vem, não há previsão de mudança do tempo e os próximos dias serão de sol e calor na região.

SUL

A quinta amanhece com tempo seco e sol na região Sul.  A sensação de calor predomina em diversos municípios à tarde. No interior do Paraná e de Santa Catarina, o alerta para o baixo índice de umidade do ar, que fica abaixo dos 30%, permanece. No início da noite, uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e provoca pancadas de chuvas na fronteira com o Uruguai e no extremo sul. A precipitação vem acompanhada de ventos fortes e trovoadas.

Na sexta, a frente fria consegue atingir o sul do Rio Grande do Sul. Pancadas de chuva podem vir acompanhadas temporais isolados e vendavais, porém, não são previstos grandes acumulados de chuva. Entre o norte gaúcho, Santa Catarina e o Paraná, o tempo segue firme, com sol e poucas nuvens. O índice de umidade relativa do ar segue abaixo dos 30% no norte do Paraná. Ast emperaturas seguem elevadas sobre a região Sul.

A frente fria fica bloqueada no extremo sul consegue avançar para o restante do Rio Grande do Sul no domingo, dia 15, e chega a Santa Catarina e ao Paraná na próxima semana.

CENTRO-OESTE

A previsão para quinta é de tempo seco, ensolarado e temperaturas elevadas em boa parte do Centro-Oeste. O índice de umidade relativa do ar cai ainda mais, o que aumenta o risco de queimadas. O calor associado à umidade vinda da Amazônia provoca pancadas rápidas e isoladas de chuva no norte de Mato Grosso.

A sexta será mais um dia de tempo firme na região. Apenas o noroeste de Mato Grosso tem condição para chuvas isoladas e calor. Entre Goiás e Mato Grosso do Sul, os índices de umidade do ar seguem baixos. Entre o centro e o norte de Mato Grosso do Sul, alguns municípios entram em estado de alerta, pois são previstos valores abaixo de 20%, o que também contribui para o risco de alastramento dos focos de queimadas.

A partir de segunda, dia 16, pode chover no oeste do Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. No restante da região, o tempo segue aberto, com baixos índices de umidade do ar e temperaturas elevadas.

NORDESTE

Na quinta, a previsão é de mais um dia de tempo seco e ensolarado para a maior parte da região. Pancadas de chuva ainda atingem a faixa entre o litoral e nordeste da Bahia e o Rio Grande do Norte. O dia inicia com temperaturas amenas na maior parte da região, mas o frio começa a ganhar força no sul da Bahia. As temperaturas se elevam ainda mais à tarde.

O tempo segue seco no interior do Nordeste nesta sexta, com sol e variação de poucas nuvens. O ar seco e os baixos índices de umidade relativa, que ficam abaixo dos 30% em diversos municípios, favorecem a elevação das temperaturas e o calor é intenso à tarde. Na faixa litorânea, há previsão de pancadas de chuva. Entre o norte do Maranhão e o Rio Grande do Norte, as pancadas são fracas e intercaladas com períodos de sol. Entre a Paraíba e o leste da Bahia, as pancadas são mais frequentes.

No leste no Nordeste, as temperaturas máximas ficam mais baixas, mas ainda faz calor. Nos próximos dias, a chuva é frequente no leste do Nordeste. No interior da região, predomina o tempo seco.

NORTE

Na quinta, chove em parte de Rondônia, no Acre, em boa parte do Amazonas, no extremo norte do Pará, em Roraima e no Amapá. No restante da região, o sábado será de tempo seco e sol. Os índices de umidade relativa do ar seguem abaixo do ideal, o que aumenta o risco de queimadas. O dia inicia com temperaturas elevadas e as temperaturas disparam, aumentando ainda mais a sensação de calor.

Nuvens carregadas associadas ao calor e à umidade da Amazônia provocam pancadas de chuva de baixo acumulado em grande parte do Norte na sexta. O calor continua intenso. Em Tocantins, segue o tempo firme, o sol e a baixa nebulosidade.

SOMAR METEOROLOGIA


Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site