Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

23 de Setembro de 2013

Frente fria avança para o Sudeste e deixa o tempo instável em parte do Centro-Oeste

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

A semana começa com tempo instável em parte do Sudeste, com chuvas até terça, dia 24. Na quarta, este sistema se afasta e, embora ainda seja esperado chuva, ela deverá ser menos intensa no leste da Região. As temperaturas voltam a se elevar, principalmente no oeste de SP e de MG.

Em São Paulo e no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro a frente fria faz a segunda, dia 23, amanhecer com muita nebulosidade e chuvas e forte declínio das temperaturas, especialmente na faixa leste do Sudeste. Nesta terça-feira a frente fria ainda causa pancadas de chuva na metade leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e no sul e no leste de MG.  Estas chuvas podem vir em forma de temporais no Vale do Paraíba e divisa com o Rio de Janeiro. Os volumes tendem a ficar mais elevados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

SUL

A semana começa com o enfraquecimento da chuva sobre a Região Sul. As chuvas ocorrem de forma menos intensa na terça, dia 24, mas na Serra gaúcha e litoral norte ainda há o risco para temporais. Na quarta são esperadas pancadas de chuva apenas no litoral de Santa Catarina e do Paraná. Até o meio da semana, a previsão é de temperaturas amenas.

Na segunda, a frente fria avança mais para o Norte e as chuvas associadas ao sistema seguem ocorrendo na metade leste de Santa Catarina e no leste e nordeste do Paraná. Porém esta chuva já vem bem mais fraca e com acumulados menores. No leste e nordeste do Rio Grande do Sul também há previsão de garoas fracas causadas pelos ventos úmidos que sopram contra a costa. Já no interior do território gaúcho o tempo fica seco e o sol volta a aparecer entre nuvens. Os ventos de quadrante sul fazem o frio ganhar intensidade sobre a Região.

Na terça, a frente fria atua na Região Sudeste, mas a circulação dos ventos ainda traz instabilidades para a faixa leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e litoral do Paraná. As chuvas ocorrem de forma menos intensa que nos dias anteriores e devem vir de forma mais isolada, principalmente em Santa Catarina, com risco te temporais na Serra gaúcha e litoral norte. Pela manhã a massa de ar polar derruba as temperaturas e faz frio principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

CENTRO-OESTE

O avanço da frente fria para o Sudeste faz a semana iniciar com tempo instável em parte do Centro-Oeste. Como o sistema consegue organizar o fluxo de umidade da Amazônia, no decorrer da segunda, dia 23, há previsão de pancadas de chuvas no centro-norte de Mato Grosso do Sul; no oeste, centro e sul de Mato Grosso, e no extremo sul de Goiás. No norte de goiano e no Distrito Federal o tempo fica firme e ensolarado. No sul do Mato Grosso do Sul, apesar do tempo ficar seco, o dia segue com muita nebulosidade e temperaturas mais baixas; em Mato Grosso e em Goiás as temperaturas seguem elevadas.

A partir de terça, as instabilidades perdem intensidade sobre a Região Centro-Oeste e chove de forma fraca e isolada apenas na faixa leste do Estado de Goiás. No restante da Região ocorre variação de nebulosidade e as temperaturas persistem mais elevadas desde o período da manhã. Faz calor, principalmente no norte de Mato Grosso, onde as temperaturas podem passar dos 35°C. Na quarta, dia 25, o tempo seco volta a atingir toda a Região, não há previsão de chuva e as temperaturas ainda ficam elevadas no período da tarde.

NORDESTE

A semana começa sem mudança no tempo sobre o Nordeste. Até quarta, dia 25, as temperaturas devem permanecer elevadas, com predomínio de sol e ocorrência de zonas de baixa umidade relativa do ar. Entre o interior e norte da Região, a segunda será de tempo seco e ensolarado, inclusive com baixos índices de umidade do ar, que chegam a ficar abaixo dos 30% bem diversos municípios. Já na faixa leste do Nordeste, pancadas de chuvas isoladas ocorrem de forma alternada com períodos de abertura de sol. A sensação térmica é de abafamento na maioria dos municípios nordestinos. Nesta terça, o dia permanece ensolarado e chove apenas no litoral do Maranhão, de forma fraca e isolada.

NORTE

Com a umidade da Amazônia mais direcionada para o sul do País, as chuvas começaram a diminuir sobre a Região Norte desde domingo, dia 22. Neste início de semana, devem ocorrer pancadas de chuvas de baixo acumulado, mal distribuídas e intercaladas com períodos de abertura de sol.  A exceção fica por conta de Tocantins, onde o tempo segue seco e ensolarado. Em toda a Região o calor predomina. Até o meio da semana, as instabilidades tropicais associadas ao calor e à umidade trazem pancadas de chuva para o norte e oeste do Amazonas, Acre e Roraima e, de forma mais isolada, em Rondônia. No restante da Região, o tempo seco predomina e o sol aparece, elevando as temperaturas.

SOMAR METEREOLOGIA


Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site