Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

26 de Setembro de 2013

Onda de calor avança para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste no fim de setembro

SUDESTE

Na quinta, dia 26, a condição de tempo seco retorna para boa parte do Sudeste, mas a umidade que vem do mar aumenta a nebulosidade e provoca chuvas isoladas no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro. No norte de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, áreas de instabilidade provocam precipitações fracas e alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. O frio permanece ao longo do dia. No noroeste de Minas Gerais, as temperaturas seguem elevadas.

Na sexta, dia 27, chove entre a metade norte de Minas Gerais e o Espírito Santo. No Rio de Janeiro, o sol aparece, mas garoas fracas atingem o Estado à tarde. Em São Paulo, o tempo fica seco e com sol entre poucas nuvens. A madrugada segue gelada, principalmente entre São Paulo, sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. O calor continua no norte de Minas Gerais. 

A partir do início de outubro, o calor retorna a todo o Sudeste.

SUL

Uma massa de ar seco garante um dia de sol entre nuvens em boa parte da região Sul, com exceção do litoral do Paraná, onde ocorrem pancadas isoladas. O frio permanece pela manhã, com potencial para geadas. As temperaturas aumentam e deixam a tarde agradável. A umidade relativa do ar cai na Fronteira Oeste da região.

Na sexta, o tempo se mantém seco em grande parte da região. O dia inicia com temperaturas baixas e sensação de frio, especialmente nas serras gaúcha e catarinense. Desde o inicio da manhã, o sol aparece entre nuvens e ajuda a amenizar a sensação de frio. A nebulosidade aumenta entre o oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina à noite.

No fim de semana, pancadas de chuva de baixo acumulado atingem boa parte da metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

De 28 de setembro a 7 de outubro, a expectativa é de um período de calor no Sul do Brasil.

CENTRO-OESTE

O tempo fica firme e ensolarado sobre grande parte do Centro-Oeste nesta quinta, porém, as temperaturas seguem baixas no começo do dia, principalmente em Mato Grosso do Sul. Durante a tarde, em Mato Grosso e Goiás, as temperaturas se elevam. Os índices de umidade relativa do ar ficam baixos.

Nuvens carregadas geram pancadas de chuva sobre o norte do Centro-Oeste. Entre o norte de Mato Grosso e de Goiás, chove de forma mal distribuída e com baixos acumulados. A sensação de abafamento persiste à tarde. Em Mato Grosso do Sul, o tempo fica seco e o sol aparece entre poucas nuvens no decorrer do dia. Pela manhã, os municípios sul mato-grossenses ainda amanhecem com sensação de frio, mas o calor retorna à tarde. 

A partir do fim desta semana até 10 de outubro, o calor deve ser intenso em todo o Centro-Oeste.

NORDESTE

Por conta da aproximação de uma frente fria, a previsão é de tempo nublado com chuva no sul da Bahia esta quinta. Pancadas isoladas ocorrem entre o Maranhão e o Piauí. No restante da região, o tempo seco prevalece e a umidade relativa do ar fica baixa à tarde. O calor predomina, principalmente no sertão nordestino.

Tempo seco e sol garantem um dia quente em grande parte do Nordeste na sexta. A exceção fica no sul da Bahia, onde o gradual avanço de uma frente fria deixa o tempo mais nublado e chuvoso. Áreas de instabilidade geram pancadas isoladas e de baixo acumulado entre o norte do Maranhão e do Piauí. O calor predomina em toda a região à tarde.

NORTE

Nesta quinta, o calor e a alta umidade relativa do ar formam nuvens carregadas entre o norte do Amazonas, Roraima e norte do Pará. Em geral, não há potencial para temporais e chuva forte. Nas demais áreas, o tempo continua seco e abafado. As temperaturas disparam ao longo do dia e aumentam a sensação de calor. Por conta do tempo seco, a umidade relativa do ar atinge níveis críticos à tarde.

Calor e altos índices de umidade do ar ainda predominam sobre a região. Na sexta, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas e alternadas com períodos de abertura de sol em grande parte do Norte. Entre Acre e Rondônia, o tempo fica mais seco e o sol predomina entre nuvens. À tarde, a sensação e de abafamento permanece na maioria dos municípios. O calor extremo prevalece no Norte do Brasil nos próximos dias.

SOMAR METEOROLOGIA


Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site