07 de Outubro de 2013

Previsão indica pancadas de chuva para grande parte do Brasil nesse início de semana

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

Na segunda, dia 7, o tempo firme predomina sobre grande parte de São Paulo e o sol aparece entre nuvens apenas no litoral e na Grande São Paulo. Os ventos úmidos vindos do mar mantém o céu nublado com pancadas de chuva. Além disso, no final da tarde, áreas de instabilidade avançam de Minas Gerais em direção ao norte paulista, provocando chuvas isoladas que podem vir acompanhadas de trovoadas. No Estado mineiro, as pancadas de chuva ficam restritas ao centro, leste e norte, onde inclusive há risco de pancadas mais fortes.

O tempo nublado predomina também na maior parte do Espírito Santo, e na metade norte capixaba segue chovendo. No Rio de Janeiro, o tempo seco predomina em boa parte do Estado e assim ocorre apenas variação de nebulosidade, por outro lado no sul e litoral fluminense os ventos úmidos são responsáveis por provocar chuvas fracas, inclusive na Capital do Rio de Janeiro. As temperaturas ficam amenas em praticamente todos os Estados durante à tarde.

Na terça, dia 8, as chuvas voltam a ocorrer de forma mais distribuída no Sudeste. Assim, até o final do dia, chove em todo o Estado de Minas Gerais, Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Já em São Paulo, as chuvas ficam concentradas no norte do Estado e na região do Vale do Paraíba. As temperaturas seguem amenas na faixa leste do Sudeste, mas no norte de São Paulo e no interior mineiro, o calor segue ganhando força.

SUL

Na segunda, uma condição de tempo firme segue predominando em grande parte da região Sul, apenas entre o litoral norte catarinense e faixa leste do Paraná a nebulosidade predomina e há previsão de chuva fraca devido aos ventos úmidos que vêm do mar. As temperaturas continuam mais baixas pela manhã e amenas à tarde. Além disso, há potencial para formação de geadas nas Serras gaúcha e catarinense.

Na terça, teremos mais um dia de tempo firme e ensolarado sobre grande parte da região. Apenas no litoral paranaense ainda há variação de nebulosidade, mas desta vez sem condição para chuvas. Por conta do tempo seco, os índices de umidade relativa do ar começam a cair no interior da região. Em relação às temperaturas, ainda faz frio de manhã, mantendo inclusive o potencial para geadas nas Serras gaúcha e catarinense. Já durante a tarde, o predomínio do sol e o enfraquecimento dos ventos de sul garantem a elevação das temperaturas, deixando o dia mais agradável.

CENTRO-OESTE

Na segunda, as áreas de instabilidade mais uma vez provocam pancadas de chuva em grande parte do Estado de Goiás. No centro-norte há risco de chuva forte. Chove também em grande parte de Mato Grosso em decorrência da formação de novas áreas de instabilidade. Somente em Mato Grosso do Sul é que o tempo firme predomina com sol entre poucas nuvens. De modo geral faz calor em grande parte da região durante à tarde.

A terça começa ainda com tempo instável entre Mato Grosso e Goiás. Nestas áreas ocorrem pancadas de chuvas alternadas com períodos de melhoria, mas ainda com condição para trovoadas. Já em Mato Grosso do Sul, o tempo seco segue predominando, e as temperaturas seguem baixas principalmente no sul do Estado. Já no restante do Centro-Oeste, o dia segue com temperaturas mais elevadas.

NORDESTE

Na segunda, o avanço da frente fria ao longo da costa baiana aumenta a nebulosidade, além de provocar pancadas de chuva principalmente no litoral sul do Estado e divisa com Minas Gerais. Entre o Maranhão, Piauí e oeste do Ceará, nuvens mais carregadas provocam chuvas isoladas. Nas demais áreas da região, o tempo firme predomina, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas seguem elevadas. Tem alerta para baixa umidade relativa do ar no Sertão com índices menores que 15%.

Na terça, por conta da frente fria, volta a chover de forma generalizada na costa do Nordeste, mas mesmo assim não há expectativa de grandes acumulados. Novamente segue chovendo entre o Maranhão, Piauí e oeste do Ceará. No restante do Nordeste a terça será mais um dia de tempo aberto, temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar.

NORTE

Na segunda, o calor e a alta umidade relativa do ar favorecem o desenvolvimento de nuvens carregadas em grande parte do Norte do Brasil, inclusive há risco de pancadas fortes de chuva acompanhadas de trovoadas principalmente entre Rondônia e o Acre. De modo geral, segue chovendo em boa parte da região e novamente não há condição para grandes acumulados.

Nuvens carregadas associadas ao calor intenso e á elevada umidade do ar seguem favorecendo a formação de nuvens carregadas e, por consequência, pancadas de chuva sobre parte da região Norte durante a terça. As pancadas de chuvas ficam mais restritas ao Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, boa parte do Pará e do Tocantins. São pancadas de chuvas mal distribuídas, com acumulados pouco significativos e alternadas com períodos de abertura de sol.

SOMAR