08 de Outubro de 2013

Previsão é de tempo seco para a região Sul nesta semana

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

Na terça, dia 8, a chuva volta a atingir o Sudeste. Até o final do dia, chove em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Já em São Paulo, as chuvas ficam restritas ao norte do Estado. O frio da madrugada continua e as tardes seguem bastante amenas.

Na quarta, dia 9, áreas de instabilidade se afastam de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, onde o sol aparece entre nuvens ao longo do dia. Já entre o norte e oeste de Minas Gerais e boa parte do Espírito Santo, nuvens carregadas deixam o tempo nublado e causam pancadas de chuva e trovoadas. As temperaturas seguem amenas em boa parte do Sudeste. Nos próximos dias, o frio começa a perder intensidade sobre o Sudeste e o calor retorna no período da tarde.

SUL

A terça será mais um dia de tempo firme e ensolarado sobre grande parte da região. Por conta do tempo seco, os índices de umidade relativa do ar começam a cair no interior da região, com índices que chegam a ficar abaixo dos 30% no oeste do Rio Grande do Sul. Ainda faz frio no começo do dia, mantendo o potencial para geadas na Serra Catarinense.

Na quarta, o ar seco predomina sobre grande parte da região Sul. O frio da manhã continua, mas já com temperaturas mínimas um pouco mais elevadas. As temperaturas disparam e chega a fazer calor em alguns municípios. No interior, as temperaturas chegam a ultrapassar os 25°C. A umidade do ar segue baixa no período da tarde, especialmente entre o centro e oeste gaúcho. O tempo volta a mudar na região Sul somente no início da sexta, quando uma nova frente fria chega ao Estado gaúcho e traz a chuva de volta.

CENTRO-OESTE

A terça inicia com tempo instável entre o Mato Grosso e Goiás, onde ocorrem pancadas de chuvas alternadas com períodos de melhoria, mas ainda com condição para trovoadas. Em boa parte do Mato Grosso do Sul, o tempo seco predomina e as temperaturas seguem baixas principalmente no sul do Estado.

Nuvens carregadas permanecem sobre Goiás e o Mato Grosso, deixando o tempo mais nublado e provocando pancadas de chuva e trovoadas na quarta. Já em Mato Grosso do Sul, o dia amanhece com tempo seco e sol entre nuvens, porém, a partir da tarde, áreas de instabilidade avançam em direção ao norte sul mato-grossense e, até o fim do dia, causam chuvas de baixo acumulado. A sensação térmica de abafamento permanece em grande parte dos municípios.

NORDESTE

Na terça, devido a uma frente fria, volta a chover de forma generalizada na costa leste do Nordeste. Na Bahia, ainda chove nas áreas de divisa com Minas Gerais. Segue chovendo entre o Maranhão, Piauí e oeste do Ceará. No restante do Nordeste, a terça será mais um dia de tempo aberto e temperaturas elevadas.

Na quarta, o dia será de nebulosidade e chuvas fracas alternadas com períodos de melhoria ao longo da faixa leste do Nordeste. No leste e sul baiano, a precipitação é reforçada pela influência de um frente fria e, por isso, há condição para temporais isoladas e acumulados que podem chegar a 20 milímetros em alguns municípios. Chove, ainda, de forma mal distribuída, entre o oeste do Piauí e o Maranhão. Nos próximos dias, o tempo mais firme e ensolarado retorna para o interior do Nordeste, onde chuvas de baixo acumulado incidem na faixa leste da região.

NORTE

Nuvens carregadas associadas ao calor intenso e à elevada umidade do ar favorecem a formação de nuvens carregadas e, por consequência, pancadas de chuva sobre parte da região Norte na terça. As pancadas de chuva ficam mais restritas ao Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, boa parte do Pará e do Tocantins. São pancadas mal distribuídas, com acumulados pouco significativos e alternadas com períodos de abertura de sol.

As áreas de instabilidade causam pancada de chuva em grande parte da região na quarta. As precipitações intensas e os maiores volumes de chuva serão registrados entre o centro e sul do Pará e o sudeste do Amazonas. Como as pancadas ainda ocorrem de forma alternada com períodos de melhoria, as temperaturas sobem e sensação é de forte calor à tarde. Nos próximos dias, o tempo volta a ficar seco no Tocantins.

SOMAR METEREOLOGIA