11 de Outubro de 2013

Tempo será firme nos próximos dias no Sudeste

Confira a previsão do tempo para os próximos dias no Brasil

SUDESTE

A sexta-feira, dia 11, será de tempo firme em grande parte do Sudeste. Há chance de garoas entre o Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais, mas, no restante da região, o dia será de tempo seco, sol e variação de nebulosidade. O frio do inicio da manhã começará a perder intensidade, e, à tarde, vai retornar a sensação de calor, especialmente entre o noroeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro. A umidade do ar voltará a ficar baixa, com valores abaixo de 30% no oeste de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro.

No sábado, dia 12, devido aos ventos úmidos que sopram do mar, há chances de chuvas isoladas entre o Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais. No restante da região, o sábado será de tempo aberto e com predomínio de sol, com elevação das temperaturas. No final do dia, áreas de instabilidades associadas a uma frente fria no Sul do Brasil, avançam em direção ao sul de São Paulo, provocando aumento de nebulosidade e chuvas isoladas. Para a próxima semana, a expectativa é de diminuição do frio da madrugada e aumento do calor da tarde.

SUL

Na região Sul, a sexta-feira vai começar com avanço de uma frente fria. Em grande parte do Rio Grande do Sul o dia será de tempo fechado e chuvas. Há chance de temporais isolados, especialmente na Fronteira Oeste, Campanha e no Centro. As chuvas vêm acompanhadas de trovoadas, com condição para queda de granizo. Já entre o oeste de Santa Catarina e o oeste do Paraná, a nebulosidade aumenta, mas as pancadas de chuva chegam entre a tarde e a noite, com condição para trovoadas. No Rio Grande do Sul, o tempo encoberto deixa as temperaturas mais baixas. No restante da região, a temperatura seguirá elevada.

No sábado, haverá chuva em toda a região. Há possibilidade de temporais isolados, com ventos fortes e trovoadas. Devido ao tempo fechado, a amplitude térmica vai diminuir. No decorrer do dia, as máximas ficarão baixas. Já na próxima semana, o frio da madrugada perderá força e as tardes permanecerão quentes no Sul, sobretudo no interior da região.

CENTRO-OESTE

Com o fluxo de umidade da Amazônia direcionado para o sul do país, as instabilidades ficam mais concentradas na metade oeste do Centro-Oeste. Ao longo da sexta-feira, o sol ainda aparece entre nuvens nos três Estados da região, principalmente em Goiás. Já entre Mato Grosso e a metade oeste do Mato Grosso do Sul, instabilidades ganham força, causando pancadas de chuvas isoladas intercaladas com períodos de melhoria no decorrer do dia, porém sem acumulados significativos.

O sábado será mais um dia de variação de nebulosidade e calor sobre boa parte da região. As chuvas vão ocorrer de forma mais significativa em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em geral mal distribuídas. Já em Goiás, uma massa de ar seco e quente garante um dia de tempo aberto e sem previsão de chuvas. Para os próximos dias, as temperaturas vão continuar baixas pela manhã e o calor será intenso à tarde.

NORDESTE

A sexta-feira começa com chuvas isoladas entre o Maranhão e o Piauí. Já os ventos úmidos que sopram do mar em direção à costa do Nordeste farão aumentar a nebulosidade no litoral. Com isso, há chances para pancadas de chuvas fracas e isoladas desde o leste da Bahia até João Pessoa. Já no interior da região, o tempo segue seco, com sol e variação de nuvens. Na região do Sertão, os índices de umidade do ar seguem bastante baixos, o suficiente para vários municípios entrarem em estado de alerta. O calor seguirá predominando sobre a região.

No sábado, o tempo segue instável na costa leste. Em Alagoas, há risco de chuvas mais intensas. Em geral, ao longo do dia, ocorrerão períodos de melhoria com sol e calor. No interior da região, o tempo seguirá seco e abafado. Chuvas isoladas continuarão ocorrendo na metade norte de Maranhão. Nos dias seguintes, o tempo mais firme e ensolarado no interior do Nordeste vai voltar, além de chuvas de baixo acumulado ao longo da faixa leste da região.

NORTE

O tempo vai permanecer instável na região Norte na sexta-feira devido às nuvens carregadas associadas ao calor intenso e aos altos índices de umidade no ar. As pancadas serão mal distribuídas e com acumulados pouco significativos. Somente nas regiões de Tocantins e leste do Pará haverá tempo firme, com predomínio do sol.
No sábado, ocorrerão pancadas de chuvas mal distribuídas em grande parte da região. Apenas no Acre são esperadas chuvas mais fortes. A temperatura subirá à tarde, e a sensação será de forte calor na região. O tempo ficará firme apenas no Amapá, Tocantins e boa parte do Pará. Nos dias seguintes, as instabilidades tendem a ficar mais concentradas no oeste da região.

SOMAR