Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

16 de Outubro de 2013

Horário de verão começa domingo (20) para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste

No próximo domingo (20) os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país deverão adiantar seus relógios em uma hora. A mudança deve-se ao início do horário de verão e que segue até 16 de fevereiro de 2014. Estados atingidos pela medida serão o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

A previsão do governo é que o adiantamento gere uma economia de energia de, aproximadamente, 5% a 5,5%. Em Mato Grosso, segundo a concessionária responsável, 32 municípios da região Araguaia não devem aderir à mudança, por já seguirem o mesmo fuso de Brasília (uma hora a mais). 

Em 2012, de acordo com a Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), o horário diferenciado permitiu uma redução de 4,06% na demanda de energia no horário de ponta. Em relação ao consumo, houve queda de 0,88% nos municípios abastecidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), com economia de 23.930,56 Megawatts-hora (MWh). 

Ainda segundo a empresa, com esse montante seria possível atender a uma cidade como Chapada dos Guimarães, com 18 mil habitantes, pelo período de 11 meses. Nas localidades atendidas pelo Sistema Isolado, o principal ganho com o horário de verão foi ambiental, devido à economia de 12.140 litros de óleo diesel, conforme a Cemat.

Municípios que vão ficar de fora do horário de verão em Mato Grosso:  Barra do Garças, Água Boa, Alto da Boa Vista, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica.


Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site