Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

05 de Novembro de 2013

Massa de ar seco deixa tempo firme na região Sul esta semana, prevê Somar

SUDESTE

Na terça, dia 5, as chuvas se espalham pela região Sudeste. Entre o norte e leste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o tempo fica nublado. Entre o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo, o sol aparece entre nuvens pela manhã e a chuva chega a partir da tarde na forma de pancadas mal distribuídas. O risco para temporais isolados e trovoadas permanece, principalmente sobre Minas Gerais. As temperaturas caem entre São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, inclusive com sensação de frio.

A quarta, dia 6, será mais um dia de tempo instável sobre o Sudeste. O tempo ficará nublado e chuvoso entre Minas Gerais, norte de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com condição para temporais isolados e acumulados de chuva significativos, principalmente no oeste mineiro. No oeste paulista, a expectativa é de tempo seco e variação de nebulosidade. As temperaturas permanecem baixas e com sensação de frio no leste da região. Nos próximos dias, o tempo se manterá instável e com chuvas significativas, especialmente em Minas Gerais.

SUL

Uma massa de ar seco deixa o tempo firme em grande parte da região Sul nesta terça. Entre o leste do Paraná e de Santa Catarina, ainda são esperadas garoas isoladas. Entre a tarde e a noite, há previsão de pancadas isoladas de baixo acumulado entre o norte e oeste paranaense. Já entre o interior de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, o dia segue com predomínio de sol. Pela manhã, as temperaturas ainda se mantém baixas, mas à tarde, com o predomí­nio de sol, as temperaturas sobem. Entre a Campanha, oeste e centro do Rio Grande do Sul, a umidade relativa do ar fica baixa; alguns municípios podem entrar em estado de atenção.

A massa de ar seco continua predominando sobre o Sul na quarta. Garoas isoladas incidem entre o leste do Paraná e o norte de Santa Catarina. No restante da região, o tempo permanece estável, com sol e pouca nebulosidade. O frio da manhã diminui um pouco e volta a fazer calor no oeste dos três Estados. A umidade do ar permanece baixa no interior, com valores que ficam abaixo dos 30% em alguns municípios do oeste, centro e campanha gaúcha. Uma nova mudança no tempo está prevista para o próximo fim de semana, quando uma nova frente fria volta causar chuva e temporais.

CENTRO-OESTE

Temporais podem atingir grande parte de Goiás e de Mato Grosso do Sul nesta terça. Em alguns municípios goianos, os acumulados de chuva podem passar dos 100 milímetros até o fim do dia. O tempo volta a ficar estável em grande parte do oeste de Mato Grosso do Sul. Mesmo com a nebulosidade, o dia será abafado. Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas não se elevam tanto por conta dos ventos de quadrante sul.

Na quarta, há condição de chuva forte em Goiás e Mato Grosso do Sul. Há risco para temporais e acumulados de mais de 60mm de chuva entre os dois Estados. A cobertura de nuvens deixa as temperaturas mais baixas. Já em Mato Grosso do Sul, o tempo fica firme, com sol e variação de nebulosidade, e as temperaturas seguem amenas. Até o final desta semana, as precipitações seguem intensas no norte do Centro-Oeste, com acumulados que ultrapassam os 130mm entre Goiás e Mato Grosso.

NORDESTE

Na terça, as chuvas seguem espalhadas pelo Nordeste. As pancadas ocorrem do Maranhão até a Bahia, porém, de forma mal distribuída e alternadas com períodos de melhoria. As precipitações podem ser fortes, com volumes significativos e acompanhadas de transtornos. No decorrer do dia, as temperaturas sobem com facilidade, garantindo mais uma tarde de bastante calor na região.

Na quarta, as áreas de instabilidade perdem um pouco de força sobre o Nordeste, mas ainda atingem boa parte dos Estado de forma isolada e intercaladas com períodos de sol. Entre o norte do Piauí, Ceará e entre o oeste do Rio Grande do Norte e o norte da Bahia, o tempo fica seco e com variação de nuvens ao longo do dia. As temperaturas permanecem bastante elevadas.

NORTE

Nesta terça, áreas de instabilidade tropicais persistem, gerando pancadas de chuva em grande parte da região. Os maiores volumes acumuladas serão registrados no sul do Pará. Durante a tarde, o calor ainda é intenso em grande parte do Norte, o que favorece a formação de áreas de instabilidade.

Nuvens carregadas deixam o tempo instável sobre a região Norte na quarta. No decorrer do dia, pancadas de chuva mal distribuídas, que ocorrem alternadas com períodos de melhoria, garantem um dia bastante abafado. Contudo, as precipitações tendem a ser mais intensas entre o Amazonas, Rondônia e Tocantins. Nos próximos 15 dias, as chuvas seguem intensas sobre a região Norte.

SOMAR METEOROLOGIA


Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site