Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

05 de Dezembro de 2013

PR: Irregularidade das chuvas deve continuar nos próximos meses

O Paraná encerra nesta semana o plantio de soja e de milho de verão. O cereal já foi todo semeado e a oleaginosa atingiu 98% de sua área, conforme levantamento fechado pelo Departamento de Economia Rural (Deral). O encerramento das atividades dentro da janela agroclimática e com umidade suficiente faz com que o resultado da temporada passe a depender dos próximos dois meses. E a previsão continua sendo de irregularidade climática, apontou o meteorologista Luiz Renato Lazinski.

“As precipitações para os próximos meses devem continuar com volumes entre a média e ligeiramente abaixo do normal, seguindo este padrão de distribuição muito irregular”, explicou, “intercalando períodos curtos de precipitação com períodos maiores com pouca ou nenhuma chuva”.

Lazinski afirma que esse diagnóstico vale para o Centro-Sul do Brasil. Para Centro-Oeste e Sudeste do país, o ano de neutralidade (sem La Niña nem El Niño) traz chuvas com volume dentro da média e distribuição irregular, acrescenta. A nova fronteira agrícola do Nordeste, aponta, terá menos chuva que o normal, o que não significa que haverá necessariamente seca como em 2012.

Lavoura
5,5 milhões de hectares de soja e milho foram plantados no Paraná em 75 dias. A maior área já semeada com esses dois grãos exigiu avanço de 73,5 mil por dia.

Gazeta do Povo


Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site