11 de Dezembro de 2013

Chuva beneficia lavouras de soja, milho e feijão na região Sudeste

A frente fria que atua no Sudeste do país provocou chuva forte entre à madrugada e início desta terça, dia 10, principalmente no Estado de São Paulo. Além disso, por conta de um canal de umidade vindo da região Amazônica, choveu forte em pontos isolados de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre o fim da noite de ontem até o início desta manhã os acumulados eram de 48.4 milímetros em Ibitinga, interior de São Paulo, o que representa 23% da média.

Em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul foram 52.6 milímetros, quase 30% da chuva esperada pra dezembro, volume que favorece o setor de agropecuária na região. O mesmo aconteceu em Porto Murtinho.

A chuva de menor intensidade prevista para o restante de São Paulo deve beneficiar as lavouras de soja, milho e feijão, principalmente no sul e oeste do Estado. As chuvas do Sudeste, mesmo irregulares, estão possibilitando uma manutenção da umidade do solo e oferecendo boas condições ao desenvolvimento das lavouras de café que em sua grande maioria está na fase de granação. Em algumas regiões produtoras de café do sul de Minas Gerais e sul de São Paulo, a chuva ocorreu em forma de temporal e até com queda de granizo. Assim, houve prejuízos pontuais, inclusive em áreas produtoras de café arábica do Espírito Santo, por conta das fortes chuvas ocorridas na semana passada.

De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, a quarta, dia 11, terá chance de chuva forte devido ao avanço de uma frente fria.

– A chance de temporais será maior no centro e norte de São Paulo e sul de Minas Gerais, onde há, inclusive, possibilidade de queda de granizo – alerta o meteorologista Gustavo Verardo.

CANAL RURAL