17 de Dezembro de 2013

Previsão aponta mais chuva para o norte de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia

A configuração do sistema que provoca mais chuvas no Brasil, a zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), trouxe altos volumes de chuva neste fim de semana no centro-norte do Brasil. Os municípios de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso registraram volumes que equivalem entre 15 a 30% da média climatológica do mês de dezembro. Em Catalão, sudeste de Goiás choveu mais de 70 milímetros; em Guiratinga, sudeste de Mato Grosso foram 58 milímetros e em Patrocínio, oeste de Minas Gerais, cerca de 50 milímetros.

A ZCAS é a união de três sistemas meteorológicos diferentes: a Alta da Bollívia, o Vórtice Ciclônico do Nordeste e uma frente fria parada na costa do Sudeste. Este sistema ainda vai provocar chuvas muito intensas entre o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo, sul da Bahia e boa parte do centro-oeste do Brasil.

Na divisa de Minas Gerais com a Bahia, os acumulados podem chegar aos 80 milímetros de chuva nesta terça-feira. No Sul, embora agora o predomínio é de tempo seco, a primavera vai acabar com chuvas acima da média em boa parte do Rio Grande do Sul. Choveu mais de 620 milímetros em Bagé entre os meses de setembro e novembro, valor 250 milímetros acima do normal. Mesmo com o tempo mais firme, a água disponível no solo apresenta valores satisfatórios para o desenvolvimento das lavouras de verão do território gaúcho.

CANAL RURAL