13 de Janeiro de 2014

Chuva atinge maior parte das regiões do país nos próximos dias

Sudeste

Na segunda, dia 13, uma frente fria deixa o tempo mais nublado no Sul de São Paulo onde chove forte e a qualquer momento do dia. Nas demais áreas do Estado Paulista e também no sul e oeste de Minas Gerais, no sul do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, ocorrem pancadas de chuva típicas de verão no final do dia. O calor segue predominando em toda a região.

Já na terça, dia 14, as instabilidades persistem sobre o Estado de SP, trazendo pancadas de chuva, principalmente ao longo da tarde. Em MG, a chuva ocorre no Triângulo e sul mineiros. No ES, chove de forma mal distribuída ao longo da tarde, mas com baixos acumulados. No RJ, chove apenas no extremo sul. As temperaturas persistem mais amenas em SP e parte de MG, e no restante o calor continua. Na quarta, dia 15, o mesmo padrão continua, porém as chuvas já voltam a ocorrer de forma mais isolada no centro e norte de MG.

Sul

Na segunda a chuva se intensifica sobre a região Sul. O tempo seco predomina nos extremo sul e oeste do Rio Grande do Sul. O calor diminui um pouco na região, por causa das chuvas mais persistentes e volumosas.

Nesta terça, as instabilidades persistem atuando na região Sul. No RS, as pancadas de chuva retornam principalmente ao longo da tarde, de forma mais isolada em grande parte do Estado, salvo pelo extremo sul. Em SC, as pancadas de chuva ocorrem em todo o Estado, desde o período da manhã. No PR o dia começa instável, e ao longo da tarde, ainda há o risco para temporais, principalmente no oeste. As temperaturas persistem mais amenas, por conta da nebulosidade, mas a sensação ainda é de abafamento. Na quarta, as chuvas perdem intensidade sobre o RS, e chove ao norte de forma isolada, já entre SC e PR, as pancadas continuam.

Centro-Oeste

A chuva segue atingindo a maior parte da região Centro-Oeste na segunda. No sul e leste de Mato Grosso do Sul, os volumes de água serão maiores e aumenta o risco para temporais. No restante da região segue a condição típica de verão, de sol e calor em parte do dia e pancadas de chuva principalmente entre a tarde e noite.

Na terça, as instabilidades associadas ao calor e aos fluxo de umidade vinda da Amazônia, persistem sobre grande parte da Região Centro-Oeste. As chuvas mais intensas vão ocorrer entre o sul e o oeste do MS, onde o potencial para temporais aumenta no final da tarde. Chove de forma mal distribuída no MT, e há o risco para temporais isolados. Em GO, volta a chover na metade sul, também de forma mal distribuída. A sensação de abafamento persiste. Na quarta, pouca coisa muda em relação ao dia anterior, as instabilidades ainda trazem chuva, principalmente para o MT e MS.

Nordeste

Na segunda, o padrão de chuvas não muda. Há previsão de pancadas isoladas e com baixos acumulados de chuva no centro-sul da Bahia e entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. No interior da região, previsão de tempo seco e bastante quente.

Na terça-feira, o vento em altitude persiste trazendo umidade para o PI e MA, onde as pancadas de chuva ocorrem principalmente ao longo da tarde, e há o risco para temporais isolados. No restante da região, o calor persiste e o tempo fica aproveitável. Na quarta, a mesma condição persiste, porém a chuva, mesmo que isolada, retorna a grande parte do litoral.

Norte

As chuvas, na forma de pancadas alternadas com períodos de melhoria, seguem atingindo todos os Estados da região Norte. Na segunda estão previstas chuvas mais fortes e volumosas entre Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Faz calor em toda a região.

Nesta terça, as instabilidades tropicais, associadas ao calor e a umidade vinda da Amazônia, persiste trazendo chuva para grande parte da região Norte. Esta chuva ocorre de forma mal distribuída, porém o potencial para temporais isolados persiste em todos os Estados. Na quarta a mesma condição persiste e o calor não dá trégua.

SOMAR METEREOLOGIA