14 de Fevereiro de 2014

Frente fria avança para região Sul do país e temperaturas caem

Depois de várias semanas sob a influência de um bloqueio atmosférico, finalmente a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul. Segundo a Somar Metereologia, há chance de queda de granizo em pontos isolados de grande parte do Estado até o final da noite desta quarta, dia 12. Como os ventos passam a soprar de sul, as temperaturas vão entrar em declínio.

Cerca de 90% das cidades gaúchas registraram nos últimos dias máximas superiores aos 30°C, porém, a partir desta quinta, dia 13, 90% das cidades terão os seus termômetros marcando valores inferiores aos 30°C. As chuvas devem continuar e os temporais ficarão concentrados entre os Campos de Cima da Serra e o Litoral Norte, região entre Arroio do Sal e Torres. Vai chover forte também na região central do Estado.

A frente fria vai avançar também para Santa Catarina e Paraná, onde a chuva chega na forma de pancada com volumes acima dos cinco milímetros. Já no Rio Grande do Sul, chove de forma mais generalizada e com volumes maiores. De qualquer maneira, a precipitação traz alívio para a maioria das lavouras e pastagens da região. O Paraná segue com valores muito baixos de umidade do solo e os agricultores estão muito apreensivos. Em Maringá e Londrina, por exemplo, há previsão de um episódio de chuva mais forte, com valores de quase 30 milímetros no início de março.

Para o próximo fim de semana, a previsão aponta sol entre nuvens na maioria das áreas, porém no Litoral Norte, a nebulosidade predomina ao longo do fim de semana e há previsão de pancadas de chuva na região da praia de Torres no domingo.

CANAL RURAL