Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

18 de Fevereiro de 2014

Chuvas amenizam perdas em parte das lavouras do país

As chuvas que ocorreram nos últimos dias amenizaram um pouco as perdas em praticamente todo o Brasil. Os prejuízos nas lavouras causados pela seca e calor foram grandes neste início de ano, devido a influência de um bloqueio atmosférico. Os valores reais destas perdas ainda são muito subjetivos, mas é fato que o Brasil irá colher uma safra menor de café, soja, milho e feijão em 2014, por causa dessa anomalia climática do verão.

De acordo com a previsão, depois destas pancadas de chuva no Sudeste do Brasil, por exemplo, a tendência é a volta do tempo firme em algumas áreas. Não deve ter ocorrências de volumes altos de chuva nas próximas semanas entre São Paulo e Minas Gerais. Isso pode provocar novas perdas pontuais em praticamente todas as culturas. Já no Rio Grande do Sul, a volta do tempo seco irá favorecer a colheita do milho e início da colheita da soja e do arroz.
 
Por outro lado, em Mato Grosso, a preocupação do produtor não é com a falta de chuva e sim com o excesso que pode atrapalhar a colheita da soja e a finalização do plantio do milho safrinha. Segundo a Somar Meteorologia, ainda há previsão de chuvas intermitentes nos próximos 10 dias no Estado o que pode trazer algumas perdas localizadas nas lavouras. No Paraná, a preocupação também está voltada com o milho safrinha, mas por outros motivos.

– A janela de plantio está se estreitando e com isso a dúvida do produtor é plantar milho agora e correr risco de uma geada precoce entre abril e maio, ou deixar o solo parado e plantar o trigo até abril – explica o agrometeorologista, Marco Antônio dos Santos.

As previsões estendidas, até o momento, não indicam temperaturas inferiores aos 7°C entre abril e maio e, portanto, tiram o risco de geada precoce. A geada só entra em formação com temperaturas em torno dos 3ºC.

CANAL RURAL


Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site