Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

14 de Março de 2014

Temporais atingem as regiões Sul e Norte nos próximos dias

SUDESTE


Na sexta, dia 14, o dia amanhece com menor quantidade de nuvens e aparecimento de sol e a expectativa é de um dia mais quente em São Paulo. No fim da tarde, justamente por conta do calor, há previsão de algumas pancadas de chuva, porém bem mais isoladas que o observado ao longo da semana. A tendência é de tempo cada vez mais firme sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais.


No sábado, dia 15, o tempo volta a ter condições típicas de verão, sol e calor com chuvas ao final da tarde. No sudoeste e oeste de São Paulo, as chuvas podem ser mais intensas, mas com menor acumulado. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo terão o dia mais seco e predominantemente ensolarado, com alguma condição para chuva somente nas áreas mais próximas a São Paulo. Assim, a temperatura sobe e a umidade relativa do ar cai nesses três Estados. No domingo, as condições de tempo pouco mudam, mas as chuvas ficam mais restritas aos municípios que fazem divisa com o Paraná.


SUL


Na sexta, um ciclone extratropical começa a se organizar entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina e há previsão de temporais a partir da fronteira oeste gaúcha, com pancadas de chuva e trovoadas se espalhando pelo restante do Estado no decorrer do dia. Há previsão também de rajadas de vento intensas e queda de granizo. Somente na Costa Doce não tem previsão de chuva, mas a nebulosidade aumenta. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo volta a abrir em parte do dia, mas ainda chove no fim do dia, com pancadas de curta duração e de baixo acumulado. Os ventos que ainda sopram de norte mantêm a sensação de abafamento em todo o Sul.


No sábado, temporais se espalham por todo o Estado gaúcho. Esses temporais virão acompanhados de rajadas de vento, trovoadas e com risco de transtornos. Em Santa Catarina e no Paraná, as instabilidades ficam mais intensas no oeste com risco de fortes temporais. Nas demais áreas, o dia será de sol com variação de nebulosidade e pancadas de chuva mais isoladas, concentradas no final da tarde. No domingo, a frente fria avança pela região Sul, organizando chuva na maior parte dos três Estados.


CENTRO-OESTE


Na sexta, as instabilidades enfraquecem no Centro-Oeste e as chuvas ficam cada vez mais irregulares. O tempo será predominantemente ensolarado com chuvas bastante isoladas concentradas no final de tarde e temperaturas em elevação em toda a região. Chove mais forte nas áreas mais próximas de Rondônia e Mato Grosso. Tendência para tempo mais firme no norte de Goiás e faixa leste de Mato Grosso.


No sábado, há previsão de pancadas de chuva para todo o Centro-Oeste. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as chuvas vêm em forma de pancadas com descargas elétricas, alternando com período de melhoria. Um ciclone extratropical no Sul do país acaba organizando chuva mais forte para o sul de Mato Grosso do Sul no decorrer do dia. Em Goiás e Distrito Federal, o sol aparece em meio às nuvens, temperaturas elevadas e chuvas muito localizadas. Para os próximos dias, o tempo fica cada vez mais seco na metade sul de Mato Grosso e metade norte de Mato Grosso do Sul.


NORDESTE


Na sexta, o tempo será bastante instável entre o Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco se estendendo até o Maranhão passando por Ceará e Piauí. Nessas áreas, a previsão é de fortes pancadas de chuvas alternando com períodos de melhoria e bastante variação de nebulosidade. O tempo será mais firme na maior parte da Bahia.


No sábado, as instabilidades se intensificam desde o litoral leste, abrangendo o Estado do Rio Grande do Norte ao Pernambuco e se estendendo para o Estado do Maranhão, Piauí e Ceará. O dia nessas áreas será marcado por fortes pancadas de chuva e maiores acumulados especialmente no sul cearense. A Bahia continua com tempo seco, dia de sol e calor no interior com baixa umidade do ar e temperaturas elevadas. As instabilidades ficam concentradas no litoral, previsão de chuvas moderadas ao longo do dia. As instabilidades não dão trégua para os próximos dias na faixa norte da região Nordeste.


NORTE


Na sexta, as chuvas ganham força na região Norte. A umidade fica bastante concentrada na faixa oeste do Amazonas, Acre e Rondônia e o dia será instável com pouca abertura de sol e previsão de fortes temporais com acumulados. No Pará, as instabilidades se concentram no sudeste do Estado, mas a previsão é de tempo fechado e fortes temporais. Roraima e a faixa noroeste do Pará, além do Amapá, ficam com tempo mais firme e altas temperaturas. Volta a chover de forma generalizada na metade norte de Tocantins.


No sábado, os temporais continuam a castigar o Estado do Amazonas. No Pará, as condições serão típicas de verão, sol e calor com pancadas de chuvas ao longo do dia. Acre e Rondônia ainda terão o tempo com chuvas alternadas com períodos de melhoria e bastante variação de nebulosidade. O tempo no Tocantins será mais aberto com pancadas de chuva ao final da tarde. Em Roraima, as condições de tempo começam a quer mudar. Há previsão de chuvas muito isoladas e de curta duração. No Amapá, o tempo fica seco pelo interior e as instabilidades ficam concentradas pelo litoral. As condições de tempo pouco mudam para o próximo dia.


 


SOMAR METEOROLOGIA



Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site