17 de Abril de 2014

Chuvas podem atrasar nova safra dos EUA

A previsão para a região oeste do cinturão produtor de grãos dos Estados Unidos é de que chuvas, ainda que moderadas, dificultem os trabalhos no campo durante os próximos dez dias, de acordo com a empresa de meteorologia DTN. Já para o leste e sul do Meio-Oeste, a expectativa é de tempo seco, o que deve favorecer as atividades de plantio no período.

Na região sudoeste do país, ainda há temores em relação ao potencial produtivo das lavouras de inverno de trigo, mas leves precipitações podem ajudar a aliviar o estresse nos próximos dias.

Na região do Delta, a tendência de clima seco pode melhorar as condições de cultivo, enquanto no sudeste a situação é incerta, já que no radar consta a possibilidade de tempestades se formarem no Golfo do México e seguirem rumo ao estado da Flórida no fim de semana. Com isso, chuvas intensas podem ocorrer no sul e no leste de Geórgia e Carolinas do Norte e do Sul.

China
Para o país asiático, chuvas esparsas devem favorecer o estágio reprodutivo das plantações de trigo na metade sul das planícies ao norte da China e do vale do Rio Yangtze. Contudo, mais precipitações serão necessárias para melhorar as perspectivas para as variedades precoces de milho e soja.

Mar Negro
Embora insuficiente, o recente aumento das chuvas na Ucrânia tem ajudado a aliviar os temores sobre as condições das lavouras de inverno e primavera. A tendência para o oeste e sul da Rússia, contudo, é de clima seco, o que pode trazer riscos para a safra nessas regiões.