27 de Maio de 2014

Frio bate recorde em 51 municípios brasileiros

A entrada de uma massa de ar de origem polar associada a uma frente fria deixou o fim de semana com tempo instável e gelado no centro-sul do Brasil. A nebulosidade impediu a formação de geadas nas áreas produtoras, mas ao longo desta terça dia 27, a meteorologia ainda não descarta a ocorrência do fenômeno. O risco é maior em algumas áreas da campanha gaúcha e do sul do Rio Grande do Sul, afetando principalmente as pastagens. Mais de 50 cidades registraram a madrugada mais fria do ano, entre elas Dourados, no Mato Grosso do Sul, com mínima de 8,8°C. A mínima prevista para madruga de terça é de apenas 6°C. Em função dos ventos de altos níveis, chamados de corrente de jato, o risco da formação de geadas diminui no Paraná e Santa Catarina.

O frio diminui a partir da próxima quarta, dia 28, mesmo assim a semana será de temperaturas amenas. De acordo com os modelos de previsão do tempo mais estendidos, as próximas semanas continuam sem previsão de frio extremo e sem indicativo de formação de geadas amplas nas áreas produtoras de milho segunda safra do Paraná e de Mato Grosso do Sul.

Em relação às chuvas, o tempo volta a se firmar no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil. As chuvas da semana passada beneficiaram as áreas produtoras de milho segunda safra de Mato Grosso e Goiás. Só que no Sul do Brasil, o tempo mais firme tem os seus dias contados. Na próxima sexta, dia 30, uma nova frente fria vai trazer chuva para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No domingo, dia 01 de junho, o sistema avança para São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais.

CANAL RURAL