13 de Junho de 2014

Massa de ar polar provoca geada no oeste do Rio Grande do Sul nos próximos dias

SUDESTE

Na sexta, dia 13, os ventos úmidos que sopram do mar ajudam a organizar nuvens carregadas sobre o Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais. Há previsão de chuva de moderada à forte intensidade no centro-norte do Estado, com volumes elevados. As demais áreas da região seguem com tempo seco. As temperaturas se elevam mais em São Paulo com relação ao dia anterior.

A rápida passagem de uma nova frente fria atinge o sul do Estado de São Paulo no começo da noite de sábado, dia 14, e o tempo muda. A nebulosidade aumenta e há previsão de chuva fraca nesta área. Chove também no nordeste de Minas e no Espírito Santo por conta de ventos úmidos do mar. O tempo fica firme nas outras áreas do Sudeste.

SUL

Na sexta, a chegada de uma nova frente fria influencia o tempo nos três Estados. Esse sistema se desloca rapidamente pela região, trazendo pancadas de chuva, ventania e trovoadas, mas como não há um bloqueio atmosférico impedindo o avanço das instabilidades, desta vez o sistema não vai demorar muito sobre o Sul do Brasil. Após a chuva, novo declínio da temperatura é esperado.

No sábado, o sistema frontal avança e a chuva fica concentrada apenas em Santa Catarina, no sul, no oeste e no litoral do Paraná. O tempo volta a ficar seco e a temperatura diminui no Rio Grande do Sul, devido à influência de uma massa de ar polar, há risco inclusive para formação de geada no oeste gaúcho.

CENTRO-OESTE

Na sexta, a chegada de uma nova frente fria influencia o tempo no sul e no oeste de Mato Grosso do Sul. Há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde, com risco de rajadas de vento e trovoadas. As demais áreas do Centro-Oeste seguem com tempo firme e temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar continua baixa, chegando a valores próximos dos níveis críticos.

No sábado, a frente fria avança em direção à região Sudeste e organiza uma faixa de nebulosidade entre o sul de MT e de MS, e há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, com até forte intensidade no extremo sul de MS. Nas demais áreas da região, o sol predomina, faz calor e não há previsão de chuva.

NORDESTE

Na sexta, os ventos úmidos que chegam do oceano ainda influenciam o tempo no litoral do Nordeste. Persiste o risco para chuva forte no litoral sul da Bahia, no Rio Grande do Norte e no norte do Ceará. Uma massa de ar mais seco predomina no interior da região e garante tempo firme. O sol aparece no decorrer do dia e a umidade relativa do ar atinge valores baixos.

No sábado as instabilidades ganham força entre o sul e o litoral norte baiano, e há previsão de chuva com até forte intensidade. Chove também nas demais áreas litorâneas do Nordeste. O risco de chuva mais volumosa continua no Rio Grande do Norte e no litoral do Ceará. As outras áreas da região seguem com predomínio de sol e calor.

NORTE

Na sexta o tempo continua seco no Tocantins, na maior parte do Pará, em Rondônia e no sul do Amazonas. Nas demais áreas do Norte, o calor e a umidade alta favorecem a formação de nuvens carregadas, mas que provocam apenas pancadas isoladas de chuva ao longo do dia. As temperaturas seguem elevadas. A umidade relativa do ar atinge valores críticos no Tocantins.

As condições do tempo não se alteram muito no sábado. Há previsão de chuva fraca na faixa mais ao norte da região e também no Acre. As outras áreas seguem com tempo firme.

SOMAR METEROLOGIA