Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

26 de Junho de 2014

Chegada do inverno aumenta a produção de leite no Paraná

Não é só o milho e o trigo que está sendo prejudicado por causa do excesso de chuva no Sul do país. Por causa dos altos volumes que vem sendo registrados ao longo das últimas semanas, muitas pastagens ainda estão em estado inadequado para o pastoreio dos animais, devido ao excesso de umidade, e até mesmo por alagamentos.

Ainda não foi contabilizado o número de mortes de animais, mas a produção de leite e o desenvolvimento do gado para o abate estão reduzidos. Os produtores não estão conseguindo normalizar as produções com tão pouco tempo seco. Voltou a chover nesse início de semana e a condição ficou novamente desfavorável ao pastoreio e às produções. Mesmo com todas as intempéries, são nos meses de inverno que a produção de leite aumenta em até 12% no Paraná, principalmente na região de Castro (PR). Isto acontece porque no inverno, quando as temperaturas ficam inferiores aos 25 graus, o conforto térmico do gado leiteiro é maior.

– Além disso, o gado leiteiro tem uma alimentação à base de aveia e azevém que é uma ração com um teor nutricional maior do que a silagem oferecida no verão feita a partir do milho – explica o coordenador da área técnica de Castrolanda, Junio Fabiano dos Santos.

Já no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, as condições do tempo são inversas: a falta de chuvas regulares por conta de bloqueios atmosféricos vem reduzindo os níveis de água no solo e assim, mantendo as condições desfavoráveis à produção de leite e de carne.

Entretanto, as condições em 2014 estão diferentes das experimentadas no ano passado, pois as chuvas não cessaram por completo. Ou seja, estão ocorrendo pancadas de chuvas isoladas, principalmente em Mato Grosso. Desse modo, muitos produtores estão segurando seus animais nos pastos, já que ainda há alimento. Além disso, a oferta de animais para abate está baixa, afetando o preço do produto no mercado.

CANAL RURAL


Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site