30 de Junho de 2014

Áreas de instabilidade avançam para o oceano, mas semana começa com chuva no Sul e Sudeste

Sudeste

Um ciclone extratropical formado no Sul do país avança pelo oceano e as instabilidades associadas a esse sistema organizam a umidade e provocam chuva de intensidade fraca a moderada, ao longo do dia no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais. Nas demais áreas a nebulosidade, bem como a umidade relativa do ar aumentam, mas não chove. Uma massa de ar mais frio e seco vinda do Sul, avança timidamente sobre a região e faz com que a amplitude térmica aumente. As temperaturas ficam mais amenas pela manhã e ao longo da tarde os termômetros sobem um pouco mais.

Sul

Nesta segunda, dia 30, um ciclone extratropical avança em direção ao oceano, mas as instabilidades associadas a esse sistema provocam chuva pela manhã em todo o litoral gaúcho. Ao longo do dia as instabilidades perdem força e uma condição de tempo mais firme retorna aos três Estados. Uma massa de ar frio e seco volta a ganhar força e as temperaturas voltam a cair, principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Há risco, inclusive, de gear em alguns pontos da Serra Gaúcha. Ao longo da tarde o sol aparece e a amplitude térmica aumenta.

Centro-Oeste

Uma massa de ar seco segue atuando sobre a região e dificulta a formação de nuvens de chuva. Dessa maneira, o tempo segue firme e sem chuva em todos os Estados. As temperaturas ficam mais amenas em Mato Grosso do Sul e no leste de Goiás, já no norte de Mato Grosso os termômetros sobem e, devido a alta umidade, a sensação de abafamento segue elevada.

Nordeste

Áreas de instabilidade vindas do oceano continuam provocando pancadas de chuva em todo o litoral nordestino. Os maiores acumulados se concentram entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte. No interior da região, o predomínio é de sol, tempo seco e firme. As temperaturas ficam mais amenas pela manhã no sul da Bahia. Ao longo da tarde, a temperatura sobe, aumentando a sensação de calor.

Norte

Instabilidades tropicais continuam atuando em todo o centro-norte da região e provocam pancadas de chuva ao longo do dia. Os maiores acumulados são esperados entre o norte do Amazonas e Roraima, onde há risco de temporais. Na metade sul, o tempo segue firme e sem chuva. As temperaturas seguem mais elevadas em toda a região.

SOMAR