Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

09 de Julho de 2014

Frente fria aumenta umidade superficial do solo, mas volumes ainda são baixos no Sudeste

Conforme previsto, a frente fria conseguiu trazer chuva para o Estado de São Paulo. O grande problema é que o sistema não conseguiu umidade suficiente para provocar pancadas mais significativas e a chuva foi fraca. O maior volume acumulado das últimas 24 horas não foi em São Paulo, mas em São Mateus, no Espírito Santo, que registrou cerca de 30 milímetros acumulados, valor que representa 40% da média climatológica.

Embora a chuva não tenha nem chegado perto de reverter os déficits hídricos acumulados desde o verão, a umidade melhorou a qualidade do ar, ajudou na dispersão de poluentes e até aumentou os índices superficiais de umidade do solo, que já apresentam valores em torno de 60% no Estado de São Paulo.

Já em Minas Gerais, os cafeicultores amargam as perdas depois de um dos verões mais secos da história e alegam diversas deformidades no grão, que não possui peso adequado e acabou perdendo produtividade. Por conta disso, a maioria dos produtores está precisando de um volume muito maior de café para encher uma saca de 60 quilos. Segundo cooperativas e analistas de mercado, a quebra na safra brasileira de café será grande e pode chegar a 30%. A safra do ano que vem também deve ficar comprometida, já que o café é uma cultura perene. Sendo assim, a grande estiagem e as altas temperaturas afetaram o desenvolvimento de novos ramos.

Nesta quarta, dia 9, a frente fria vai se afastar para o oceano, mas ainda provoca chuva no sul e no leste da região Sudeste, junto a áreas de instabilidade que se formam na parte central do país. As chuvas vêm a qualquer hora, mas ainda serão fracas e vão diminuindo com o passar do dia. No extremo oeste paulista são esperadas pancadas um pouco mais fortes e com maiores volumes acumulados. As temperaturas ficam um pouco mais baixas entre São Paulo, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. O tempo continua mais firme no extremo norte de São Paulo e no oeste e norte de Minas Gerais, com temperaturas mais elevadas e baixa umidade relativa do ar.


CANAL RURAL


Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site