14 de Julho de 2014

Semana começa com tempo seco na maior parte do país

SUDESTE

Na segunda, dia 14, um sistema de alta pressão atmosférica que está no oceano ajuda a formar uma pista de ventos contra a costa do Sudeste, que provocam chuva fraca e isolada em alguns pontos do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além de pontos do litoral paulista. Nada muda no interior da região e o tempo segue seco, ensolarado e com temperaturas mais elevadas.

Na terça, dia 14, estão previstas chuvas para o litoral norte fluminense e do Espírito Santo, o restante do Sudeste terá predomínio de sol e poucas nuvens. A amplitude térmica aumenta, assim como a sensação de frio nas áreas mais altas no início do dia. Umidade relativa do ar próxima dos níveis críticos desde o norte de Minas até o norte paulista.

SUL

Na segunda, as nuvens carregadas que estavam sobre o Rio Grande do Sul começam a perder força e provocam chuva fraca apenas na parte da manhã. Chove fraco também no litoral norte de Santa Catarina e do Paraná. As demais áreas da região têm predomínio de tempo mais firme e sem chuva, apesar da maior quantidade de nuvens.

Na terça, boa parte da região Sul fica com tempo aberto e o sol predomina com elevação da temperatura, mas até o final do dia o tempo volta a mudar novamente na fronteira oeste gaúcha. Uma nova frente fria avança pela Argentina e Uruguai, trazendo trovoadas e pancadas de chuva a esta área.

CENTRO-OESTE

A semana começa com as condições do tempo muito parecidas com as dos dias anteriores em todo Centro-Oeste. O tempo seco ainda predomina e não há expectativa de chuva. O frio da madrugada aumenta no Planalto Central. No decorrer do dia, o sol e os ventos que sopram de norte garantem uma tarde de calor.

Na terça, mais uma manhã mais fria entre o Distrito Federal e o centro de Goiás, mas com os ventos predominando de norte, as temperaturas se elevam rapidamente em todos os Estados do Centro-Oeste. O tempo seco ainda predomina e não há risco de chuva.

NORDESTE

Na segunda, os ventos que chegam do mar e uma frente fria ainda trazem umidade para faixa litorânea da região, favorecendo a formação de nuvens carregadas que provocam chuva de fraca a moderada a qualquer hora do dia. A chuva mais forte pode atingir o Recôncavo Baiano e o litoral do Rio Grande do Norte. Já no interior dos Estados, o tempo seco persiste e ainda não há previsão de chuva.

Na terça, a atenção passa a ser a mudança na direção dos ventos para o quadrante sul no interior e oeste da Bahia, o que diminui as temperaturas mínimas e máximas. Já a chuva mais forte fica concentrada entre o litoral da Bahia e Alagoas. Chove fraco e de maneira isolada no norte do Maranhão e do Piauí. As demais áreas do Nordeste seguem com tempo seco e sem chance de chuva.

NORTE

Na segunda, a chuva com maior intensidade ocorre no oeste do Amazonas, na região de fronteira. Chove também no norte deste Estado, além de Roraima, no centro-norte do Pará e no leste do Amapá, mas com menor intensidade e de forma bem localizada. O tempo fica seco e sem previsão de chuva na faixa sul.

Na terça, as chuvas perdem bastante força sobre a região Norte e o sol predomina com menor quantidade de nuvens. O calor predomina no Norte nos próximos dias.

SOMAR METEOROLOGIA