Área de Associados


X    fechar
Webmail


X    fechar
Webmail


X    fechar
Extensões de Base
X    fechar


Boletim Eletrônico

05 de Agosto de 2014

Depois de um fim de semana quente, frio traz geadas para o Sul do Brasil

O fim de semana teve calor intenso para esta época do ano com a intensificação dos ventos de norte no Sul do Brasil. Em Torres (RS), o domingo, dia 3, teve temperatura máxima de 33,3°C na estação automática do Inmet, sendo a segunda maior do ano. No dia anterior, havia feito apenas 23°C na mesma estação.

Depois do calor, a entrada de uma massa de ar de origem polar muda o cenário novamente nesta terça, dia 5. A massa de ar polar consegue provocar uma queda significativa das temperaturas máximas, que nos últimos dias estavam acima da média em grande parte da região. As temperaturas mínimas também irão cair e há risco de geadas isoladas nos municípios mais elevados do Rio Grande do Sul, no norte do Estado, e também nos pontos mais altos de Santa Catarina. Ao longo do dia, mesmo com predomínio de sol em grande parte da região, os termômetros não sobem muito e as temperaturas ficam mais amenas. Em comparação ao último fim de semana, a sensação será de frio.

Há previsão de geadas não só nesta terça, dia 5, mas também na quarta, dia 6, em cidades do norte gaúcho, como é o caso de Vacaria e Muitos Capões. De acordo com a Cooperativa Agrícola de Vacaria (Cooperval), grande parte do trigo que foi plantado ainda está em fase vegetativa e o frio não atrapalha. As baixas temperaturas até auxiliam no perfilhamento das plantas do trigo.

– Já a canola, que está em fase um pouco mais avançada, pode ter alguns danos localizados – afirma Abel Lisboa, engenheiro agrônomo da Cooperval.

A partir da quinta, dia 7, as temperaturas mínimas já ficam em torno dos 9°C e afastam o risco de geada para as lavouras. Os ventos passam a soprar, trazendo um ar mais quente do interior do país, o que contribui para a elevação das temperaturas. Essa mudança dos ventos ocorre por conta de uma nova frente fria que vai se formar sobre o Uruguai.

No domingo, dia 10, volta a chover em boa parte do Rio Grande do Sul, segundo informações da Somar Meteorologia.

CANAL RURAL


Mais Notícias



Fale Conosco

(44) 3220-1550


Rua Piratininga, 391 - Edifí­cio Lavoura - Fax (44) 3220-1571 - CEP 87013-100

Maringá - Brasil


 
Via Site