23 de Agosto de 2017

Piscicultura cresce 271% em cinco anos no Paraná

Diante da expansão da atividade, grupo de trabalho formado pela FAEP, SENAR-PR e outras entidades do agronegócio mapeia demandas e desafios da cadeia produtiva

Nos últimos anos, mesmo em meio à crise econômica que vem assolando diversos setores do país, a piscicultura paranaense tem apresentado crescimento exponencial de fazer inveja a outras atividades agropecuárias. Segundo dados da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), a produção de tilápia no Paraná, carro-chefe do segmento, saltou de 27 mil toneladas em 2010 para 73,3 mil toneladas em 2015 (último dado disponível), aumento de 271%. Algumas entidades estimam que o Estado, maior produtor do pescado do país, ultrapasse a barreira das 100 mil toneladas neste ano.

O avanço da piscicultura no Paraná tem lastro em uma série de fatores, a começar pelo crescimento da demanda por parte dos consumidores. Para atender esse público, frigoríficos em operação têm ampliado a linha de produção, enquanto cooperativas, de olho em uma fatia do mercado, estão construindo plantas específicas para o abate do animal. Ainda, para fornecer a matéria-prima, milhares de produtores fazem planos para ampliar e/ou ingressar na atividade, principalmente na região Oeste, que concentra 75% da produção estadual de tilápia.