20 de Fevereiro de 2018

Piscicultura brasileira cresce 8% em 2017

O cultivo de peixes no Brasil totalizou 697 mil toneladas em 2017, alta de 8% sobre o volume produzido em 2016, segundo dados do Anuário da Piscicultura Brasileira, elaborado pela Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR).

A pesquisa destaca que a Tilápia é a espécie mais cultivada no país, representando 51,7% da Piscicultura nacional, com 357.639 toneladas em 2017. Esses números colocam o Brasil como quarto maior produtor mundial da espécie.

“A autorização para produção da Tilápia em estados com grande potencial de desenvolvimento da Piscicultura, como Tocantins e Mato Grosso, também mostra que a participação da espécie na Piscicultura brasileira deve crescer ainda mais no futuro”, disse, em nota, o presidente executivo da entidade Francisco Medeiros.

A segunda posição não é de uma espécie em si, mas de uma categoria de peixes: os nativos. De acordo com a pesquisa da PEIXE BR, liderados pelo Tambaqui os nativos representam 43,7% da produção brasileira: 302.235 toneladas.