15 de Março de 2019

Indenizações do seguro rural podem chegar a R$ 1 bilhão na safra 2018/19

O pagamento de indenizações que serão pagas aos produtores rurais que tiveram perdas nas lavouras de soja em função da seca, principalmente nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná pode chegar a R$ 995 milhões na safra 2018/19, segundo levantamento feito pelas seguradoras e divulgado pelo Ministério da Agricultura.

Além das localidades já citadas, os problemas com a seca também afetaram agricultores no Rio Grande do Sul, São Paulo e na Bahia. “No caso específico do Rio Grande do Sul ocorreram perdas também com arroz com indenizações estimadas até o momento em R$ 60 milhões”, de acordo com o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério, Pedro Loyola.

Recentemente, a ministra Tereza Cristina disse que pretende aumentar os recursos destinados ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), que atualmente está na casa dos R$ 400 milhões. Atualmente, apenas 10% da área plantada com grãos no Brasil tem alguma cobertura de seguro.