Sistema Sindical

AQÜICULTURA

• Criação da Comissão Nacional da Piscicultura, sob a presidência de Miyuki Hyashida, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), e vice-presidência de Eduardo Ono, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEC).

• Participação no comitê Gestor da Embrapa para o projeto Bases Tecnológicas para o desenvolvimento da Aqüicultura no Brasil (AquaBrasil), que busca desenvolver informações e tecnologias adaptadas às condições locais para melhorar o desempenho da aqüicultura.

• Atuação conjunta das Comissões Nacionais de Piscicultura, Carcinicultura e Meio Ambiente no Grupo de Trabalho, no âmbito da Câmara Técnica de Fauna, Biodiversidade e Recursos Pesqueiros, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que trata da elaboração de Resolução Conama sobre o licenciamento ambiental da aqüicultura.

• Participação das Comissões Nacionais de Piscicultura e Carcinicultura no Grupo de Trabalho Temporário que trata da Regulamentação do Uso de Substâncias Antibióticas e Estimulantes na aqüicultura, com a participação do setor produtivo aqüícola, laboratórios e indústrias farmacêuticas.

• Participação na oficina de trabalho do Programa Nacional de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB), promovida pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), em parceria com a CNA. Debate sobre as propostas do programa, exigências do comércio de moluscos com a Europa, além da atuação dos comitês nacional e estaduais de Controle Higiênico e Sanitário.

• Participação no 2º Workshop sobre as normas para certificação da Aqüicultura da FAO (organismo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).