Sistema Sindical

BENEFÍCIO PODE AMENIZAR ESTIAGEM

O governo estadual estuda devolver a concessão de crédito presumido de ICMS para operações em que o leite é captado fora do Rio Grande do Sul, processado pelas indústrias no Estado e vendido para outras regiões do país, cuja alíquota varia de acordo com o produto. Na decisão, que deve sair nos próximos dias, pesará o problema da estiagem, que reduziu a produção estadual e se reflete nos preços. A reivindicação foi apresentada na segunda-feira por representantes do setor lácteo ao secretário da Fazenda, Ricardo Engler. O secretário executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado (Sindilat), Darlan Palharini, considerou que houve um avanço razoável. Palharini dá como certa a edição de um novo decreto, reatroativo a 1º de maio, quando a medida perdeu a vigência. O setor também está convicto que o Estado irá prorrogar o crédito presumido de 8,5% na venda de leite UHT para fora do Estado, benefício extinto na mesma data.

Fonte: Correio do Povo